Beatriz Contelli   |   24/03/2022 13:33

Rio Grande do Norte divulga mapa com 6 novos polos turísticos

O Estado passa por uma nova distribuição de Regiões Turísticas, que contará com onze polos e 81 municípios

Divulgação
O Estado passa por uma nova distribuição de Regiões Turísticas, que contará com 11 polos e 81 municípios
O Estado passa por uma nova distribuição de Regiões Turísticas, que contará com 11 polos e 81 municípios
Encerrou na última quarta-feira (23) o prazo para os estados validarem e homologarem o envio das informações inseridas pelos municípios no Sistema do Mapa do Turismo Brasileiro - SISMapa - Ministério do Turismo/Mtur. Com o remapeamento, o Rio Grande do Norte passa por uma nova distribuição de Regiões Turísticas, que contará com onze polos e 81 municípios, o qual deverá ser publicado pelo MTur no próximo dia 28.

Além dos polos já oficializados, o Rio Grande do Norte passa por uma nova distribuição dos municípios e ganha seis novos polos turísticos:

  • Polo Agreste/Trairí - Brejinho, Campo Redondo, Pedro Velho, Santa Cruz, Santo Antonio, Serra Caiada, Sítio Novo e Tangará.
  • Polo Costa Branca - Areia Branca, Baraúna, Grossos, Mossoró, Serra do Mel e Tibau.
  • Polo Costa das Dunas - Arês, Baía Formosa, Canguaretama, Ceará Mirim, Extremoz, Maxaranguape, Natal, Nísia Floresta, Parnamirim, Pureza, Rio do Fogo, São Gonçalo do Amarante, São Miguel do Gostoso, Tibau do Sul, Touros, Vila Flor.
  • Polo Serrano - Alexandria, Apodi, Caraúbas, Felipe Guerra, José da Penha, Janduis, Lucrécia, Major Sales, Olho d’agua do Borges, Patú, Pau dos Ferros, São Fco. do Oeste, São Miguel e Umarizal.
  • Polo Seridó - Acarí, Caicó, Carnaúba dos Dantas, Cerro Corá, Currais Novos, Florânia, Lagoa Nova, Parelhas, São João do Sabugi, Ten. Laurentino Cruz e Timbaúba dos Batistas.
  • Polo Do Sertão para o Mar - Alto do Rodrigues, Carnaubais, Galinhos, Guamaré, Macau, Pendências.
  • Polo Potengi - Riachuelo, Santa Maria, São Paulo do Potengi e São Tomé.
  • Polo Cabugi Central - Angicos, Fernando Pedroza, Lages, Pedro Avelino.
  • Polo Serras do Agreste Potiguar - Serra de São Bento, Monte das Gameleiras, Passa e Fica, São José do Campestre.
  • Polo Rota do Frio - Martins, Portalegre, Riacho da Cruz, Serrinha dos Pintos e Viçosa.
  • Polo Vale Mar - Assu, Ipanguaçu e Porto do Mangue
Ao longo dos últimos meses a Secretaria de Estado do Turismo realizou reuniões presenciais e virtuais para tirar as dúvidas e orientar os gestores municipais quanto ao processo de submissão das informações no SISMapa. Também para falar sobre a importância desta ação que visa o fortalecimento da interiorização do Turismo.

"Não se faz Turismo sozinho, os municípios precisam trabalhar juntos, além de integrar instâncias de governança regionais de Turismo firmes e com participação do setor privado e sociedade. Cabe a SETUR/RN criar políticas públicas e guiar os municípios para estarem alinhados com o Programa de Regionalização do Ministério do Turismo. O Mapa é o primeiro passo que o município deve dar para tornar-se um destino turístico", declara a secretária de Turismo, Aninha Costa.

Tópicos relacionados