Emissão de vistos para os EUA por brasileiros sobe 65% em janeiro
01/04/2022 10:27 |
Filip Calixto
Levantamento realizado pelo escritório de advocacia imigratória AG Immigration mostra que, em janeiro de 2022, foram emitidos mais de 51,9 mil vistos americanos para brasileiros. Destes, a quase totalidade (99%) são do tipo não-imigratório, ou seja, que não concede ao portador o direito de residir permanentemente nos Estados Unidos (ter o green card).
Alta na emissão de vistos foi apontada por dados da AG Immigration
O visto mais expedido no período foi o B1/B2, que permite à pessoa entrar nos EUA por um período máximo de 180 dias para realizar Turismo ou negócios. Foram 46,9 mil emissões, o que já representa 65,4% do total de aprovações deste visto em todo o ano de 2021.
Desde a reabertura das atividades consulares, em 8 de novembro do ano passado, a concessão de vistos de Turismo – e vários outros – saltou de maneira significativa. Os consulados americanos no Brasil passaram meses fechados em razão da pandemia de covid-19.
Somando-se todos os vistos, janeiro teve 51,4 mil permissões de entrada dadas a brasileiros, um total 2,2% maior do que as 50,7 mil de dezembro.
FUGA DE TALENTOS Entre os vistos não-imigratórios, também chama atenção a alta quantidade de emissões do visto L-1, destinado à transferência de executivos de empresas brasileiras para filiais nos EUA. Foram 704 aprovações em janeiro. O número é 30% inferior ao de dezembro, mas ainda suficiente para colocar o visto na quarta colocação entre os mais populares do mês.
“Além de muitas empresas estarem buscando o mercado americano, abrindo escritórios nos EUA, existe uma vontade crescente dos brasileiros, em especial os que têm muita qualificação acadêmica, de viver no país. Não é um comportamento recente, mas que se acentua em momentos de crise política e econômica e de eleições, como o atual”, analisa o CEO da AG Immigration, Rodrigo Costa.
Os vistos L-2, que são aqueles concedidos para cônjuges e filhos de titulares do L-1, também registraram alta, chegando a 963 autorizações. Já os vistos de estudante J-1 (729) e F-1 (424) completam a lista dos cinco mais disponibilizados em janeiro.
VISTOS IMIGRATÓRIOS Na classificação dos Estados Unidos, vistos imigratórios são aqueles que, ao serem concedidos a um estrangeiro, automaticamente garantem a ele o status de residente permanente legal – também conhecido como green card. Na prática, é como se o imigrante tivesse os mesmos direitos de um cidadão americano, com algumas poucas restrições.
Entre os vistos imigratórios, os mais concedidos a brasileiros foram o E2 (159 emissões) e o E3 (57), dados respectivamente para cônjuges e filhos de certos funcionários e ex-funcionários dos Estados Unidos no exterior. Estes, por sua vez, recebem os vistos E1, que em janeiro somaram 44 emissões.
Completam a lista dos cinco vistos imigratórios mais populares em janeiro o IR-5 e o FX, usados por quem já mora nos Estados Unidos para levar parentes ao país, com o intuito de que eles também se tornem residentes permanentes.
O levantamento não contabiliza os vistos EBs, cujas aprovações são divulgadas à parte, no início de cada ano, pelo Serviço de Cidadania e Imigração dos EUA (USCIS, na sigla em inglês). No ano fiscal americano de 2021 – que vai de outubro de 2020 a setembro de 2021 –, houve crescimento de 18,1% na emissão destes vistos para brasileiros.