Rodrigo Vieira   |   28/09/2022 15:48   |   Atualizada em 28/09/2022 17:29

Furacão Ian ganha intensidade e chega na noite de hoje na Flórida

Fenômeno chega hoje (28) à noite ao sul de Tampa Bay, entre Sarasota e Naples


Reprodução/Nasa
Se o furacão Ian já preocupava os moradores da Flórida nesta semana, agora a situação é considerada extremamente perigosa. O fenômeno se intensificou e atingiu a categoria 4 nesta quarta-feira (28), quando se aproximava da costa do Estado. Há relatos de moradores esvaziando prateleiras de supermercados e se abrigando fora de suas casas.

Após atingir Cuba ontem (27) e deixar o país caribenho sem energia e com dois mortos, o furacão Ian deve chegar hoje à noite ao sul de Tampa Bay, entre Sarasota e Naples.

Parques Disney, Universal e SeaWorld já anunciaram fechamento temporário devido ao furacão, que se aproxima a sudoeste de Punta Gorda (Flórida), com ventos máximos sustentados de 250 quilômetros por hora.

O Centro Nacional de Furacões dos Estados Unidos (NHC) é o responsável por classificar Ian como "extremamente perigoso", mas aponta que a tendência é haver um enfraquecimento do fenômeno pouco depois dele atingir a terra.

O NHC ainda aponta que Ian também resultará em ondas fortes, inundações na costa e mais de 30 centímetros de chuva em algumas áreas.

"A tempestade está logo aqui", alerta a Divisão de Gerenciamento de Emergências da Flórida. "Fiquem dentro de casa e longe das janelas", aconselhaórgão.

O governo da Flórida pediu para que mais de 2,5 milhões de moradores deixassem seus lares e se abrigassem em terrenos mais altos.

Aulas estão suspensas na maior parte da Flórida. Mais de 175 centros de evacuação foram abertos em todo o Estado.

Tópicos relacionados