Karina Cedeño   |   21/11/2022 22:47
Atualizada em 22/11/2022 12:29

Evento do Alentejo, Porto e Norte de Portugal reúne trade em SP

Veja o que os expositores destacaram no evento


PANROTAS / Emerson Souza
O presidente da Agência de Promoção Turística do Alentejo, Vítor Silva, o presidente do Turismo do Porto e Norte de Portugal, Luís Pedro Martins, o diretor do Turismo de Portugal, Bernardo Cardoso, e o diretor da Tap para o Brasil, Carlos Antunes
O presidente da Agência de Promoção Turística do Alentejo, Vítor Silva, o presidente do Turismo do Porto e Norte de Portugal, Luís Pedro Martins, o diretor do Turismo de Portugal, Bernardo Cardoso, e o diretor da Tap para o Brasil, Carlos Antunes
O Visit Alentejo e o Visit Porto & Norte de Portugal, ambos do Turismo de Portugal, realizaram hoje (21) em São Paulo, o evento Alentejo e Porto & Norte Experience, que contou com a presença de diversos hotéis, operadoras, receptivos e atrativos turísticos da região do Alentejo, do Porto e do Norte de Portugal. O evento foi direcionado ao trade brasileiro e recebeu cerca de 50 operadores e agentes de viagens.

Entre os expositores, participaram do evento: Casa Amarela, M'Ar de Ar Hotels, Convento do Espinheiro, Amazing Evolution, Grupo Em Viagem, High Sun, Sado Arrábida, Hotel Tryp Porto Expo, Oca Hotels, Museu Futebol Clube do Porto, Maison Abar Hotels, Go Travel, Vila Galé e Hotel Cristal Porto.

"O Alentejo tem dois atrativos que os brasileiros adoram: vinho de qualidade e um grande patrimônio histórico. Há 8 anos, os brasileiros não conheciam essa região de Portugal. Então, passamos a vendê-la de forma mais assertiva e em 2019 o Brasil já era o segundo mercado para nós, com 75 mil visitantes. Hoje recebemos um número 25% inferior e estamos promovendo o destino para outras regiões do Brasil além de São Paulo, como o Rio de Janeiro, Minas Gerais e o Sul do País", comenta o presidente da Agência de Promoção Turística do Alentejo, Vítor Silva.

"Em 2019 o Brasil era o terceiro mercado para o Porto e o Norte de Portugal, mas nos últimos anos, por conta da falta de conectividade aérea, o País caiu de posição e o mercado norte-americano se sobressaiu, com um crescimento de mais de 30% no número de visitantes. Este evento que promovemos hoje é uma grande oportunidade para divulgarmos os destinos Minho, Trás-os-Montes, o Douro e o Porto, além de fortalecermos o contato com agentes e operadores de viagens", complementa o presidente do Turismo do Porto e Norte de Portugal, Luís Pedro Martins.

O evento também contou com o apoio da Tap, que destacou as mais de 70 frequência semanais do Brasil a Portugal, com 11 capitais brasileiras conectadas ao destino europeu.

Confira a seguir o que cada expositor destacou durante o evento:

CRISTAL Hotels

A rede hoteleira deu destaque ao Hotel Cristal Setúbal, inaugurado em 2020. Com 85 quartos, sete suítes, restaurante, bar, salas de conferência, o empreendimento tem localização privilegiada, a apenas 400 metros do cais que dá acesso ao barco para Troia, a 20 minutos de Lisboa. "No Brasil, trabalhamos junto a operadoras como a Abreu e a Lusanova, e sabemos que os turistas voltam de Portugal muito satisfeitos", comenta o CEO da Cristal Hotels, Francisco Almeida Gomes.

PANROTAS / Emerson Souza
Francisco Almeida Gomes, da Cristal Hotels
Francisco Almeida Gomes, da Cristal Hotels

Go Travel Portugal
A DMC portuguesa destacou as experiências que oferece aos turistas, como a Rota da Filigrana, que é uma uma das artes de manipulação de ouro e prata mais antigas do mundo, e as visitas às vinícolas com degustação. "Vendemos mais do que somente uma noite no hotel, vendemos experiências", comenta o gerente geral da Go Travel Portugal, Pedro Cunha.

PANROTAS / Emerson Souza
Pedro Cunha, da Go Travel Portugal
Pedro Cunha, da Go Travel Portugal

M'Ar de Ar Hotels
O destaque da rede foi para o hotel M'Ar de Ar Muralhas, localizado no centro histórico da cidade de Évora, em uma área classificada como Patrimônio da Humanidade pela Unesco. Com 85 quartos duplos e seis suítes, o hotel também oferece área para eventos que pode receber até 500 pessoas. "Realizamos muitos eventos em nossos hotéis, entre eles casamentos", destaca a gerente do Departamento Comercial da M'Ar de Ar Hotels, Ana Rita Piteira.

PANROTAS / Emerson Souza

Convento do Espinheiro

O hotel histórico localizado em Évora destacou as experiências oferecidas aos hóspedes, como a degustação de vinhos alentejanos na adega gótica. "Também realizamos muitos casamentos no hotel e temos representação no mercado brasileiro feita por Ligia Danese e Mayra Iguchi, o que torna a comunicação om os agentes de viagens mais assertiva", comenta o diretor de Vendas do Convento do Espinheiro, Ricardo Barreto.


PANROTAS / Emerson Souza
Ricardo Barreto, do Convento do Espinheiro
Ricardo Barreto, do Convento do Espinheiro

Hoti Hotéis
A Hoti Hotéis é uma cadeia hoteleira de capital 100% português que se dedica à prestação de serviços hoteleiros sob a forma de propriedade, operação, gestão ou franchising. Neste ano, o grupo comemora excelentes resultados. "Nossos hotéis estão com uma média de 85% de ocupação e 2022 foi um ano ótimo por conta da demanda reprimida de viagens. Acredito que 2023 não irá superá-lo", comenta a diretora de Vendas para a Área Norte do Grupo Hoti Hotéis, Liliana Castanheira.

PANROTAS / Emerson Souza
Liliana Castanheira, do Grupo Hoti Hotéis
Liliana Castanheira, do Grupo Hoti Hotéis

Vila Galé
A rede hoteleira destacou o Vila Galé Alagoas, que está com uma ocupação excelente, de acordo com o gerente de Vendas regional da Vila Galé, William Carvalho. "Lembrando que teremos nosso evento de Réveillon no hotel, com direito a queima de fogos", comenta Carvalho.

PANROTAS / Emerson Souza
William Carvalho e Victor Gigueira, ambos da Rede Vila Galé
William Carvalho e Victor Gigueira, ambos da Rede Vila Galé

Oca Hotels
O destaque foi para o hotel Oca Republik, que a rede espanhola Oca Hotels assumiu há três meses. O hotel quatro estrelas está localizado na Praça da República, em Porto. "Também destacamos o Oca Flores, hotel boutique que fica em um edifício histórico do século XVIII e tem fachada em azulejos azuis e brancos", destaca a representante da Oca Hotels, Susana Villanueva.

PANROTAS / Emerson Souza
Susana Villanueva, da Oca Hotels
Susana Villanueva, da Oca Hotels

Tap
A companhia aérea destacou suas quase 80 frequências semanais do Brasil para Portugal, com 11 capitais brasileiras conectadas ao destino europeu. "Também destacamos a chegada do A330neo no Brasil, que reduzirá a emissão de poluentes na atmosfera", comenta a executiva de Contas da Tap, Camila Souza.

PANROTAS / Emerson Souza
Camila Souza e Marcel Mazzonetto, ambos da Tap
Camila Souza e Marcel Mazzonetto, ambos da Tap

Casa Amarela
O hotel boutique localizado em Porto recebe muitos viajantes brasileiros independentes e atualmente está com 60% de ocupação, já que é período de baixa temporada. "É minha primeira vez no Brasil e neste evento temos a oportunidade de firmar parcerias com agentes e operadores de viagens", comenta o diretor do hotel Casa Amarela, Nuno Guimarães.

PANROTAS / Emerson Souza
Nuno Guimarães, do hotel Casa Amarela
Nuno Guimarães, do hotel Casa Amarela

High Sun
A operadora destacou as diversas experiências oferecidas aos turistas, como degustação de vinhos e azeites, pintura em azulejos e equitação. "Nosso objetivo é que os turistas fiquem encantados com as experiências que oferecemos. Os brasileiros sempre serão bem-vindos em Portugal", comenta o representante da High Sun, Paulo Barroso da Luz.

PANROTAS / Emerson Souza
Paulo Barroso da Luz, da High Sun
Paulo Barroso da Luz, da High Sun

Amazing Evolution
A empresa é responsável pela gestão de hotéis em Portugal. "Somos uma empresa de gestão hoteleira de serviços e oferecemos consultoria especializada em operação hoteleira, desenvolvimento e gestão de ativos. Atuamos na área comercial, de Marketing e de Operação de 18 hotéis no país, com o objetivo de trazer os melhores resultados para eles", conta a executiva de Vendas para o Lazer da Amazing Evolution, Lidia Nicolau.

PANROTAS / Emerson Souza
Lidia Nicolau, da Amazing Evolution
Lidia Nicolau, da Amazing Evolution

Museu Futebol Clube do Porto
O Tour pelo Museu é vendido junto com a visita ao Estádio do Dragão, em Porto. "Em agosto deste ano recebemos 50 mil visitantes. Já trabalhamos junto a operadores e agentes de viagens brasileiros e o Brasil hoje está entre os três principais percados para nós, junto com a França e a Espanha", comenta o responsável pela gestão de parcerias do Museu Futebol Clube do Porto, Luís Valente.

PANROTAS / Emerson Souza
Luís Valente, do Museu Futebol Clube do Porto
Luís Valente, do Museu Futebol Clube do Porto

Sado ArrÁbida
O receptivo oferece passeios de ônibus e de barco (o qual está disponível em dois tipos, sendo um para 15 pessoas e o outro para 50). "Um dos grandes destaques é o passeio de barco pelo estuário do Rio Sado e pela Costa da Serra da Arrábida e de Tróia para observação dos Golfinhos do Sado", conta o administrador da Sado Arrábida, Joaquim Ferreira.

PANROTAS / Emerson Souza
Joaquim Ferreira, da Sado Arrábida
Joaquim Ferreira, da Sado Arrábida

Maison Albar Hotels
O hotel cinco estrelas tem localização privilegiada, na Avenida Aliados, no Porto, e recebe muitos casais na faixa etária acima dos 45 anos. "Em 2019 o Brasil era o terceiro mercado mais importante para nós e hoje é o quinto. Este evento é importante não só pela visibilidade que nos dá, como também pelos novos contatos que fazemos com o mercado brasileiro", comenta o gerente de Marketing e Vendas do Maison Albar Hotels, Marcelo Guedes.

PANROTAS / Emerson Souza
Marcelo Guedes, da Maison Albar Hotels
Marcelo Guedes, da Maison Albar Hotels


Tópicos relacionados