Karina Cedeño   |   02/01/2023 13:27

Austrália também exigirá teste de covid a viajantes da China

Protocolo passará a valer a partir desta quinta-feira (5)

Divulgação
A partir da próxima quinta (5) os viajantes da China precisarão comprovar resultado negativo em teste de covid para entrar na Austrália
A partir da próxima quinta (5) os viajantes da China precisarão comprovar resultado negativo em teste de covid para entrar na Austrália
Depois que os Estados Unidos, o Canadá, o Japão e países europeus como a França, a Espanha e o Reino Unido anunciaram a exigência de teste negativo de covid-19 a viajantes provenientes da China, a Austrália anunciou ontem (1) que também adotará essa medida em resposta ao aumento exponencial no número de casos da doença registrados no país asiático.

O ministro da Saúde australiano, Mark Butler, anunciou que a partir da próxima quinta (5) os viajantes da China precisarão fazer um teste de covid com 48 horas de antecedência à viagem e comprovar resultado negativo antes de entrar na Austrália. Ele deu ênfase à “falta de informações abrangentes” por parte de Pequim sobre o surto que atinge a nação de 1,4 bilhão de pessoas.

“A decisão de implementar essas medidas temporárias foi tomada com muita cautela, levando em consideração a situação dinâmica e em evolução na China e o potencial de surgimento de novas variantes em um ambiente de alta transmissão”, afirma Butler.

O teste obrigatório será aplicado a viajantes de Hong Kong e Macau, além dos provenientes da China continental. Butler disse que o governo forneceria mais detalhes sobre o tipo de teste que os passageiros precisariam fazer, mas que é importante garantir que sejam “robustos e verificáveis”.

A Organização Mundial da Saúde instou as autoridades de saúde da China a compartilhar regularmente informações específicas e em tempo real sobre o surto de covid-19 no país “para formular avaliações de risco precisas e informar uma resposta eficaz”. Sendo assim, a OMS solicitou mais dados de sequenciamento genético e sobre hospitalizações, internações e mortes em unidades de terapia intensiva – além de dados sobre vacinas administradas e status vacinal, principalmente em pessoas vulneráveis e com mais de 60 anos.

“O governo australiano compartilha as preocupações expressas nos últimos dias por vários outros governos e, principalmente, pela Organização Mundial da Saúde”, destaca Butler. Segundo ele, além do teste obrigatório, a Austrália implementará mais medidas para coletar informações, com base no conselho de autoridades médicas.

Butler disse que o governo também analisa a viabilidade de testar águas residuais de aviões e águas residuais comunitárias para reforçar a capacidade de detecção do vírus.


*Fonte: The Guardian

conteúdo original: https://www.theguardian.com/australia-news/2023/jan/01/australia-imposes-mandatory-covid-tests-for-travellers-from-china-amid-fears-of-diplomatic-backlash

Tópicos relacionados