Filip Calixto   |   04/01/2023 10:04   |   Atualizada em 04/01/2023 10:08

Foz do Iguaçu supera 2 milhões de visitantes em 2022

Para 2023 a ideia é intensificar as ações integradas no setor, o que inclui campanhas de divulgação

Dados preliminares da instituições de Turismo de Foz do Iguaçu apontam para um número histórico de visitantes na cidade no ano de 2022. Segundo informou a secretaria municipal, o destino superou a marca de 2 milhões de viajantes recebidos no ano passado, ultrapassando um recorde histórico alcançado em 2019. E, para 2023, a ideia é intensificar as ações integradas no setor, o que inclui campanhas de divulgação do destino na tríplice fronteira, fomento às atividades de pequenos e médios empreendedores, formação e qualificação de mão de obra e uma nova métrica para mensurar o número de visitantes.

Divulgação
A cidade de Foz do Iguaçu, que tem as Cataratas como seu maior símbolo, recebeu mais de dois milhões de turistas em 2022
A cidade de Foz do Iguaçu, que tem as Cataratas como seu maior símbolo, recebeu mais de dois milhões de turistas em 2022
"Nos baseamos nos números de visitantes do Parque Nacional do Iguaçu, que é um excelente indicador, mas o perfil do turista mudou neste período pós-pandêmico. Hoje, uma parte considerável de turistas é rodoviário e que acessam à cidade de automóvel pela BR-277. Então não são medidos nos embarques e desembarques da rodoviária e do aeroporto e nas catracas do Parque Nacional do Iguaçu", disse o presidente do Sindhotéis, Marcelo Martini, em reunião realizada ontem (3).

Martini participou do café da manhã que reuniu ainda o prefeito Chico Brasileiro (PSD); os presidentes do Visit Iguassu, Felipe Gonzalez, do Conselho Municipal de Turismo, Yuri Benites; e do Sindetur, Fernando Martin.

NÚMEROS
O setor estima que a tríplice fronteira recebeu em 2022 algo entre 3 e 4 milhões de visitantes. "Os atrativos também se diversificaram. "Além das Cataratas do Iguaçu e do parque nacional, temos pelo menos mais dez atrativos de ponta na região trinacional e ainda o turismo de compra, de eventos e negócios, de aventura e esporte e o gastronômico que estão em alta ou crescendo", disse o prefeito Chico Brasileiro.

"Esse tipo de visitação pode ser feita por meio de aplicativos de localização de telefones ou até mesmo nas redes sociais. Vamos pedir o apoio do PTI (Parque Tecnológico de Itaipu) de como utilizar uma ferramenta desse tipo, garantido, é claro, a privacidade do visitante", completou o prefeito.

O Sindhotéis vai quantificar em 2023 a ocupação no ano inteiro dos resorts, hotéis, pousadas e hostels. "Já fazemos isso nos feriados e em datas comemorativas e vamos ampliar essa consulta para o ano inteiro", disse Martini, que ainda aponta o aumento no mercado on-line, tipo Airbnb, que opera em estadas de curta duração de casas, apartamentos e quartos.

Tópicos relacionados