Karina Cedeño   |   10/02/2023 11:08

Brasil foi o principal emissor de turistas para Buenos Aires em 2022

O País emitiu 24,5% dos visitantes internacionais da capital argentina no ano passado

Reprodução / Pixabay
O País emitiu 24,5% dos visitantes internacionais da capital argentina
O País emitiu 24,5% dos visitantes internacionais da capital argentina
Buenos Aires recebeu 1,5 milhão de turistas internacionais em 2022, segundo o Observatório de Dados do Escritório de Turismo da cidade. Os números superaram as expectativas, que era de 1,15 milhão de turistas internacionais no início do ano.

O ranking é liderado pelo Brasil, que emitiu 24,5% dos visitantes internacionais, contando com um pouco mais da metade da conectividade aérea que tinha em 2019. Em seguida vem o Uruguai, com 19%, mostrando uma boa recuperação, e em terceiro vem o Chile, que mesmo com as restrições por conta da covid-19, no primeiro semestre do ano, emitiu mais de 10% de turistas para Buenos Aires.

Os Estados Unidos, por sua vez, vêm em quarto lugar no ranking, com um número maior de turistas emitidos para a cidade argentina (mais de 9%), enquanto a Espanha ocupa o quinto lugar, com mais de 4% de visitantes.

Vale destacar o grande crescimento da Colômbia como país emissor de turistas para Buenos Aires. Na sexta posição do ranking, com mais de 4% dos visitantes, o país teve uma das maiores recuperações em termos de conectividade aérea, que chegou a ultrapassar a níveis pré-pandêmicos nos últimos meses do ano.

Conectividade como eixo central da recuperação
Segundo dados da Associação de Transporte Aéreo da América Latina e Caribe (Alta), a Argentina é o país da região que apresenta a menor recuperação na conectividade aérea internacional, com 78% dos passageiros transportados em novembro de 2022 em relação a 2019. Enquanto a República Dominicana registra uma recuperação de 122%, Colômbia 117% e México 111%.

Assim, a conectividade impactou os mercados turísticos mais importantes para Buenos Aires, como o Brasil, que atualmente só recuperou 45% em relação a 2019. O Uruguai mostra uma recuperação mais forte, com 90%, enquanto os mercados do Chile (57%), Estados Unidos (55%) e Espanha (55%) ainda estão muito longe dos níveis de 2019.

Ainda que a Argentina tenha se recuperado no mesmo ritmo da América Latina, o país recebeu cerca de 700 mil turistas a mais e ganhou US$ 823 mil a mais.

“O Turismo é uma indústria com enorme potencial de desenvolvimento em todo o país. Além de gerador de divisas, é uma verdadeira fonte de emprego. Mas para que o Turismo nacional e internacional continue a crescer é fundamental recuperar uma política de conectividade aéreo-comercial e um plano de infraestruturas aeroportuárias que liguem os principais destinos do nosso país aos principais mercados do mundo”, comenta o secretário geral e de Relações Internacionales de Buenos Aires e presidente do Visit Buenos Aires, Fernando Straface.

“Buenos Aires é a porta de entrada de turistas internacionais para o nosso país, por isso é fundamental trabalhar para gerar as condições de investimento necessárias para que volte a inserir-se no mundo. Vemos que o Turismo começou a recuperar os níveis que tínhamos antes da pandemia, mas sabemos que isso será limitado se não recuperamos os níveis de conectividade que tínhamos em 2019, quando o Turismo internacional alcançou um recorde”, explicou o presidente do Escritório de Turismo da cidade, Lucas Delfino.

O que fazem os turistas brasileiros em Buenos Aires?
A reativação do setor gerou um total de mais de US$ 1,2 milhões na economia de Buenos Aires, com impacto na gastronomia, transporte e cultura, entre outros setores-, com um gasto próspero de USD 776 em viagens para os turistas internacionais.

O turista brasileiro tende a viajar maioritariamente para férias e lazer (73%), tem uma estadia média de 6 noites, hospeda-se preferencialmente em hotéis (77%) e 2 em cada 10 visitam algum outro destino no país. Como principais atividades, visitam museus e realizam atividades culturais (84%), realizam atividades relacionadas com a gastronomia (64%) e frequentam pubs, bares e discotecas (37%). Além disso, 4 em cada 10 realizam alguma atividade de tango. Por sua vez, as áreas mais visitadas em 2022 foram as de Palermo Soho, Mercado de San Telmo e Palermo Hollywood.

“O mercado brasileiro é uma das prioridades para Buenos Aires. Em 2022 realizamos ações importantes para a recuperação deste mercado e para este ano pretendemos continuar trabalhando nesta linha tanto com as operadoras quanto com o público final”, afirmou a diretora executiva do Visit Buenos Aires, Karina Perticone.

Os uruguaios dividem seus principais motivos de viagem entre feiras e negócios (36%), visitas a familiares e amigos (29%) e a negócios (23%), sua média de permanência é entre 3 e 4 noites e se hospedam principalmente em hotéis ( 59%) e casas de parentes e amigos (31%). Embora historicamente tendam a visitar museus e atividades culturais como atividades relacionadas à gastronomia, houve um crescimento notável do turismo de compras. Além disso, os lugares mais visitados em 2022 são a área dos bares de Palermo Soho e o Palácio San Martín.

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