Karina Cedeño   |   22/02/2023 16:35
Atualizada em 23/02/2023 10:52

Carnaval do Recife movimentou mais de R$ 2 bi em 5 dias de festa

No Aeroporto Internacional do Recife, o fluxo de passageiros este mês foi de 420 mil pessoas

PANROTAS / Karina Cedeño
O evento reuniu 2,7 milhões de foliões, com uma média de 300 mil pessoas por dia
O evento reuniu 2,7 milhões de foliões, com uma média de 300 mil pessoas por dia
Com 44 polos e cerca de 2,8 mil atrações, o Carnaval do Recife contou com mais de mil horas de música e reuniu 2,7 milhões de foliões (com uma média de 300 mil pessoas por dia), movimentando mais de R$ 2 bilhões na economia da capital pernambucana. Além disso, os cinco dias de festa geraram cerca de 50 mil postos de trabalhos temporários. Os dados foram divulgados hoje (22) em coletiva de imprensa da Prefeitura do Recife realizada na cidade.

No Aeroporto Internacional do Recife/Guararapes - Gilberto Freyre, o fluxo de passageiros este mês foi de 420 mil pessoas, segundo dados coletados pelo Observatório do Turismo do Recife (OTREC). Para o período carnavalesco, as principais companhias aéreas, como Azul, Gol e Latam, incrementaram a oferta de voos, injetando 100 operações extras para atender a demanda, além dos 1.750 voos regulares. Atualmente, Recife realiza conexões diretas com 26 Estados, sendo 44 voos diretos nacionais e quatro diretos internacionais.

A ocupação hoteleira na cidade, segundo a Associação Brasileira da Indústria de Hotéis em Pernambuco (ABIH-PE) é de 96,12%. É importante destacar que, neste Carnaval, a permanência média passou para cinco noites, ultrapassando o dado anterior, que era de quatro noites.

Os turistas que ficaram hospedados nos principais 30 hotéis da cidade foram apresentados ao Carnaval por meio da Blitz da Folia. Na ocasião, personagens invadiram o café da manhã e alcançaram cerca de 10 mil pessoas, além dos outros 15 mil que foram surpreendidos nos shoppings centers. Os Centros de Atendimento ao Turista (aeroporto, TIP, Praça do Arsenal; Pracinha de Boa Viagem e Ambiental/2º Jardim de Boa Viagem) e o Centro de Informações na Central do Carnaval atenderam mais de 2 mil pessoas. Dos atendimentos, mais de 1,6 mil foram demandas nacionais e mais de 300 internacionais.

"A avaliação que nós temos é de que foi um grande Carnaval, com muita organização e marcado pela pacificação e presença espalhada em toda a cidade. Mais uma vez tenho a convicção de que o Recife se consolida como o Carnaval único, exemplar e que tem muita tradição", afirmou o prefeito do Recife, João Campos, durante coletiva com a imprensa, após a apresentação do balanço do festejo de Momo. "Foi algo simbólico ver vários artistas de diferentes origens, de cenas culturais diferentes, cada um à sua forma declarando o amor e a emoção de poder estar no Recife participando do Carnaval. Isso só reforça aquela dimensão de pertencimento, mostrando que o nosso Carnaval é tão grande que não é um Carnaval apenas do Recife, mas um Carnaval de Pernambuco e do Brasil", acrescentou o gestor municipal.

A secretária de Turismo e Lazer do Recife, Cacau de Paula, enfatizou os efeitos positivos na cidade, na atração de turistas nos meses após o maior evento popular. "A gente sabe que o Carnaval é uma vitrine e que o turista pode voltar com mais calma para conhecer a nossa cidade em outra época do ano. Isso é um legado do Carnaval que fica pro Turismo da nossa cidade", afirmou Cacau, explicando que todas as cidades que realizaram as festas de Carnaval tiveram a chance de se posicionar como grandes destinos turísticos do País. "Foi muito positivo ter esse retorno que a gente vai sentir pelos próximos meses após o carnaval", complementou.

Sabendo do quanto o evento este ano seria emblemático, a Secretaria de Turismo e Lazer do Recife encomendou uma pesquisa de satisfação para avaliar a sensação de quem vivenciou a folia recifense. Dos entrevistados, 96% afirmam que pretendem voltar para brincar o Carnaval do Recife; 97,7% informaram que recomendam a festa e cerca de 50% disseram que a festa recifense superou e/ou atendeu às expectativas.

Na programação do Carnaval, 98% da grade foi composta por artistas locais, sendo 1.644 apresentações da Cultura Popular (aproximadamente 60%), 340 apresentações de orquestras de frevo e mais de 500 apresentações de bois de carnaval, caboclinhos, afoxés, maracatus e outras manifestações culturais.

A Central do Carnaval, espaço de apoio ao folião, contou com Arena de Serviços, Gastronômica e de Artesanato. Por lá passaram cerca de 611 mil pessoas, 30% a mais em comparação ao carnaval de 2020. O faturamento da Central do Carnaval foi de R$ 2,8 milhões. Um dos serviços bastante procurados por lá é o Achados e Perdidos. Este ano, foram recolhidos 575 documentos e objetos. Os itens ficarão disponíveis na Secretaria de Turismo e Lazer do Recife, localizada no 7º andar, do edifício sede da Prefeitura do Recife, desta quinta-feira (23) a 23 de março, das 8h às 17h. O telefone para contato é o 3355-8598. Após essa data, serão enviados para a agência central dos correios.


Assistência aos foliões
A Secretaria de Saúde do Recife montou um esquema especial para atendimentos de urgência, serviços de prevenção a doenças e orientações à população ao longo do Carnaval deste ano. Foram mais de 2 mil profissionais escalados para garantir assistência aos foliões, 36 ambulâncias e 40 motolâncias do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu) e 13 unidades de saúde que atenderam diversas especialidades. O Samu realizou 696 atendimentos no Galo da Madrugada e no posto fixo instalado na Avenida Alfredo Lisboa, no Bairro do Recife - uma redução de 33% em relação ao último Carnaval, que foram 1.041 atendimentos.

Garantindo um forte esquema de limpeza urbana e contando com o descarte consciente do lixo por parte dos foliões, a Prefeitura do Recife recolheu 417,94 toneladas de lixo, sendo 399,19 toneladas de resíduos sólidos e 16,46 toneladas de materiais recicláveis. Foram mobilizados 1.200 trabalhadores nos cinco dias de festa, implantados 70 Pontos de Entrega Voluntária (PEVs) distribuídos em todos os polos, dez caminhões-pipa e 18 compactadores de lixo utilizados para ajudar a limpar a cidade. Para proteger os patrimônios públicos, foram implantados 12.441 m² de tapumes em toda a cidade.

A Secretaria da Mulher, por sua vez, promoveu 22 mil abordagens preventivas durante o Carnaval, distribuindo 50 mil exemplares do manual "Como não ser um Babaca no Carnaval". Além disso, 30 mil leques com informações em português e 15 mil inglês foram entregues, além de 10 mil adesivos. No período, o Centro de Referência Clarice Lispector realizou 12 atendimentos presenciais, 29 pelo canal via WhatsApp e 12 através do serviço "Liga Mulher". Na Central do Carnaval, a Central da Mulher recebeu a visita de 221 pessoas para receber informações.

O palco do Marco Zero contou com tradução em libras e audiodescrição. Além dos intérpretes de libras e equipamentos de audiodescrição, a pessoa com deficiência que foi prestigiar os shows no Marco Zero contou com um espaço acessível em frente ao palco, o frontstage, para curtir a folia juntamente com seus respectivos acompanhantes. Além do Marco Zero, todos os demais palcos do Carnaval do Recife 2023 contaram com espaço acessível para receber foliões com deficiência.

A Autarquia de Trânsito e Transporte Urbano do Recife (CTTU) preparou uma grande operação para garantir a segurança viária dos foliões. No total, a operação contou com um efetivo diário de 400 profissionais, entre agentes e orientadores de trânsito. Entre os serviços oferecidos estiveram o Expresso da Folia, a circulação especial para transporte por aplicativo, a implantação de três pontos de táxis especiais, os corredores exclusivos para ônibus e o Convênio Táxi Metropolitano. Em operação há 20 anos no Carnaval do Recife, o Expresso da Folia finalizou o serviço com 86% de satisfação dos usuários e 33.676 foliões transportados. As operações foram iniciadas durante o Sábado de Zé Pereira (18), com saída dos shoppings RioMar, Plaza, Recife e Tacaruna.

Para realizar o Carnaval do Recife, a a prefeitura da cidade mobilizou parcerias junto à iniciativa privada e captou mais de R$ 8 milhões, viabilizados por meio de quatro editais para captação de cotas de patrocínios. Os parceiros deste ano são AMBEV, Sports Entretenimento e Produção de Eventos, TIM e CVC.


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