Da Redação   |   07/05/2023 20:26
Atualizada em 07/05/2023 20:34

Santa Catarina vai apostar pela primeira vez na temporada de inverno

Governo do Estado quer mostrar que destino vai além do sol e praia

Rafael Faustino, especial para o Portal PANROTAS

Rafael Faustino para a PANROTAS
O secretário de Turismo do Estado, Evandro Neiva
O secretário de Turismo do Estado, Evandro Neiva
“Estamos nos reposicionando na forma de promover Santa Catarina”, disse, em entrevista ao Portal PANROTAS, o secretário de Turismo do Estado, Evandro Neiva, durante a BNT Mercosul. Segundo ele, está sendo preparado um esforço para ampliar as possibilidades turísticas do Estado, para ir além do litoral e da alta temporada de verão.

“Pela primeira vez, o governo de Santa Catarina vai se apropriar e mostrar para o mercado o entendimento de que o Estado tem sim uma temporada de verão e também uma temporada de inverno. É um pequeno gesto que vai transformar em poucos anos a maneira de Santa Catarina se posicionar”, afirmou ao portal durante a BNT Mercosul, que foi realizada nesta final de semana em Balneário Camboriú.

Os detalhes, afirma Neiva, serão mostrados ao mercado em breve, com o lançamento de uma campanha oficial. Mas durante a feira, ele deu vários indicativos de que a atual gestão do governo estadual, a primeira a ter uma secretaria dedicada exclusivamente ao Turismo, vai trabalhar no sentido de enfatizar atrativos tradicionalmente menos promovidos do Estado – sem deixar de trabalhar a favor dos destinos litorâneos que Neiva classifica como “indutores” do Turismo local.

“Sol e mar sempre foram fáceis de vender e promover. Mas temos muito mais a explorar. Os municípios estão entendendo que o Turismo pode ser uma nova matriz econômica, e que mesmo cidades bastante pequenas podem tornar uma propriedade em uma pousada ou um resort. O governo reconhece esse potencial e está assumindo o compromisso de desenvolver esse potencial do Estado”, disse o secretário.

VOOS E CRUZEIROS

Evandro Neiva afirmou também que o governo catarinense vem atuando para ampliar a conectividade aérea e marítima de Santa Catarina, buscando confirmar novos voos nacionais e internacionais nos aeroportos de Navegantes e Florianópolis e também a rede de cruzeiros nos portos locais. Além da secretaria de Turismo, foi criada pela gestão atual uma secretaria de Portos e Ferrovias.

“Estamos trabalhando junto à Clia Brasil para ampliar os transatlânticos durante a temporada, já prevendo um aumento de 70% nos passageiros em cruzeiros para a próxima temporada”, disse.

NÚMEROS DO ESTADO

Com esses esforços, o secretário de Turismo espera que o Estado possa em breve recuperar os índices pré-pandemia. Segundo Neiva, o fluxo de turistas na temporada 2023 ainda não alcançou o de 2019, mas houve um crescimento de cerca de 25% sobre 2022. “Tivemos um feedback positivo dos turistas e o tíquete médio vem crescendo, mostrando que o setor privado vem fazendo um bom trabalho”, apontou.

Pesquisa da Fecomercio-SC mostra que o gasto médio do turista em Santa Catarina na temporada 2023 foi de R$ 4.937 em uma viagem, número que fica ligeiramente abaixo de 2022 quando os valores são corrigidos pela inflação. No entanto, considerando apenas o gasto com hospedagem, houve uma alta de 22% no valor médio gasto. Já em gastos com lazer, houve um crescimento de 11%.

Outro número encorajador na pesquisa foi o de fidelização do destino. Segundo a Fecomercio-SC, 80% dos turistas que foram a SC na última temporada de verão já estiveram no Estado pelo menos duas vezes. Além disso, utilizando a metodologia do Net Promoter Score (NPS), a entidade verificou que 67% dos visitantes de SC são do perfil de “promotores” dos destinos, estando mais propensos a indicá-los a pessoas conhecidas.

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