Victor Fernandes   |   06/06/2023 17:27
Atualizada em 06/06/2023 17:28

Embaixada americana dá dicas para processo de vistos e assume gargalo

Embaixada cita esforços ao contratar funcionários, fazer horas extras e ampliar período de renovação

Divulgação
Embaixada diz que espera resultados positivos até as férias de julho
Embaixada diz que espera resultados positivos até as férias de julho
Em nota à Agência Brasil, a embaixada dos Estados Unidos reconheceu o problema recente das grandes filas de esperar para emitir o visto americano no Brasil. Apesar do grande número de vistos sendo emitidos, inclusive registrando recorde de emissões em março, a US Travel Association acredita que as longas filas para obter o visto são um obstáculo, atualmente, para turistas brasileiros.

"O tempo de espera para solicitar o visto de turista pela primeira vez está maior do que gostaríamos, ainda em função da demanda gerada pela pandemia de covid-19. Estamos trabalhando para aumentar a disponibilidade de agendamentos. Contratamos novos funcionários, estamos fazendo horas extras e ampliamos o período para renovação de visto com isenção de entrevista de 12 para 48 meses".

A embaixada diz que espera resultados positivos até as férias de julho, mas chama atenção para a alta demanda. "O Brasil foi o segundo país com maior processamento de vistos do mundo em 2022. Atualmente, entrevistamos em média mais de 6 mil pedidos de visto por dia e, em 2023, projetamos ultrapassar 1 milhão de vistos processados. Recomendamos que as pessoas planejem suas viagens com antecedência e que cada solicitante verifique no nosso site se é elegível para renovação de visto sem necessidade de entrevista, o que é um processo bem mais rápido".

Tópicos relacionados