Rodrigo Vieira   |   19/06/2023 11:42
Atualizada em 26/06/2023 12:22

Turismo da Flórida se anima com recuperação no Brasil

Novos voos, campanhas com o trade e expectativa de alívio na situação dos vistos empolgam o Visit Florida

PANROTAS / Rodrigo Vieira
Brianna Green e a CEO do Visit Florida, Dana Young, com José Guilherme Alcorta, CEO da PANROTAS, no IPW 2023, realizado em San Antonio, Texas
Brianna Green e a CEO do Visit Florida, Dana Young, com José Guilherme Alcorta, CEO da PANROTAS, no IPW 2023, realizado em San Antonio, Texas

O Turismo da Flórida está animado com os resultados e as perspectivas de um de seus principais mercados internacionais, o Brasil. No primeiro trimestre deste ano, 225 mil brasileiros visitaram o Sunshine State, o que representa uma recuperação de 60% em relação ao mesmo período do ano passado.

A importância é tanta que em 2022 o Brasil superou o vizinho norte-americano México como maior emissor internacional na Flórida. O País ficou na terceira colocação, atrás de Canadá e Reino Unido. Foram 709 mil turistas, alta de 436% em relação ao ano anterior, que ainda tinha restrições mais severas e menos voos devido à pandemia.

Por falar em voos, a CEO do Visit Florida, Dana Young, se anima com o reforço na conectividade com o Brasil que o Estado ganha neste ano. "De maio a julho de 2023, contamos com 52% mais voos diretos na comparação com o mesmo período em 2022. Neste período, Belo Horizonte e Manaus ganham voos diretos a Fort Lauderdale, além de Recife-Orlando. Não à toa, 51% dos assentos de voos diretos entre Brasil e Estados Unidos têm a Flórida como destino. Isso sem contar os voos com conexões fáceis e rápidas em outros países das Américas", afirma ela.

O aumento no volume de voos estimula o Visit Florida a reforçar seus esforços com o trade brasileiro. Em abril, o órgão realizou roadshow em Manaus, Belém e Recife, além de outras ações no Sul e no Sudeste. Dana também conta que o SuperFAM realizado pelo Visit Florida em outubro do ano passado deu resultados acima do esperado em termos de vendas dos profissionais que participaram. Importantes também são as ações de marketing locais exercidas pelo Visit Florida, aponta a CEO.

"Temos uma campanha em andamento desde novembro de 2022 nas redes sociais com parceria da Azul Viagens, Agaxtur e Expedia, tal como uma cooperação B2B com a Orinter, na qual desenvolvemos pacotes exclusivos para diferentes nichos."

Nessas campanhas, o Visit Florida tenta mostrar a diversidade do destino. "O brasileiro, principalmente os de primeira viagem, ficam restritos a Orlando e Miami, mas há uma variedade de destinos a poucas horas dessas cidades com uma oferta incrível a ser mostrada, uma oferta incrível de gastronomia, compras, cultura, esportes, praias, vida noturna, atrações para a família. Tudo o que o visitante do Brasil aprecia."

Dana acredita que o papel do operador e do agente de viagens é justamente de mostrar essa oferta que muitas vezes o brasileiro desconhece. Ela cita Tampa, The Palm Beaches, St. Petesburg/Clearwater, Key West, Kissimmee, Everglades, Coral Gables e outras alternativas. Como todo o Turismo receptivo dos Estados Unidos, o maior desejo da Flórida neste momento, quando o assunto é Brasil, é a aceleração do processo de vistos.

"Somos a escolha número um do brasileiro que nunca veio aos Estados Unidos, e são justamente essas pessoas que estão com dificuldade pela demora nas filas. No entanto, esperamos que esse assunto seja resolvido rapidamente, conforme reunião que tivemos com o Departamento de Estado dos Estados Unidos. Eles asseguraram que no ano que vem, já no primeiro semestre, esse problema será resolvido."

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