Victor Fernandes   |   07/08/2023 13:25
Atualizada em 07/08/2023 13:38

EUA recebe 710 mil brasileiros no 1º semestre e se aproxima do pré-pandemia

EJ Richardson, cônsul dos EUA, também destacou aceleração na emissão de vistos americanos


PANROTAS / Emerson Souza
EJ Richardson, cônsul comercial dos Estados Unidos em São Paulo
EJ Richardson, cônsul comercial dos Estados Unidos em São Paulo

Em 2019, os Estados Unidos receberam 2,1 milhões de brasileiros. Em 2022, com as fronteiras já reabertas, foram 1,2 milhão. Já no primeiro semestre de 2023, EUA recebeu 710 mil turistas brasileiros.

Para EJ Richardson, cônsul comercial dos Estados Unidos em São Paulo, os números são bons indicativos de que o país está "cada vez mais perto de atingir os dois milhões de turistas brasileiros". O executivo participa esta semana do Visit USA 2023, em São Paulo e Campinas.

Para voltar a registrar números pré-pandemia, no entanto, os Estados Unidos agora trabalha para acelerar a emissão de vistos de brasileiros, aumentando o número de funcionários nos consulados. Os esforços já vêm mostrando resultados com redução de filas para o agendamento de entrevista.

Com isso, Richardson espera que os consulados possam processar 1,2 milhão de vistos americanos no Brasil em 2023, com uma média de aproximadamente seis mil vistos emitidos por dia (considerando os dias em que os consulados funcionam).

"É hora de o Turismo estar alçando voos novamente"

Jussara Haddad, organizadora do Visit USA 2023

Flórida segue em alta

Principal porta de entrada para brasileiros nos Estados Unidos, a Flórida e seus destinos registraram bons números de turistas vindo do País em 2022. Para Orlando, Brasil foi o terceiro maior emissor de turistas, atrás apenas de Reino Unido e Canadá, com 535 mil brasileiros (para efeito de comparação, foram 835 mil em 2019). Enquanto Kissimmee, vizinho de Orlando, teve o Brasil como seu segundo principal mercado, atrás apenas do Reino Unido.

Tópicos relacionados