Filip Calixto   |   01/09/2023 16:35

Para 88% dos moradores do Rio tirolesa fomentará Turismo da cidade

População acha que projeto pode trazer repercussão internacional positiva; veja pesquisa da Datafolha

PANROTAS / Artur Luiz Andrade
A tirolesa ligaria o Pão de Açúcar ao Morro da Urca
A tirolesa ligaria o Pão de Açúcar ao Morro da Urca

Dados apurados pelo Datafolha apontam que quase nove a cada dez (88%) moradores do Rio de Janeiro acreditam que o projeto da tirolesa do Parque Bondinho Pão de Açúcar, que promete conectar o morro do Pão de Açúcar ao da Urca, irá aumentar o Turismo da cidade. Para a maioria (78%), a atração pode ajudar a incrementar a imagem do Brasil como local turístico de qualidade internacional.

A pesquisa também identificou que 84% das pessoas ouvidas concordam que uma tirolesa é um atrativo interessante para um local de Turismo. Apesar da proposta da nova tirolesa ainda não ser de conhecimento de todos, de uma forma geral, dois em cada três entrevistados (67%) declaram uma opinião positiva sobre o projeto, enquanto 21% se posicionam de forma neutra e apenas 11% apresentam opinião negativa.

Vale lembrar que a obra da tirolesa está atualmente embargada pela Justiça Federal e divide opiniões. Associações e a própria prefeitura já defenderam a instalação enquanto algumas fundações alegam existir risco geológico para a realização da obra.

Mesmo assim, apesar das contínuas críticas coordenadas por grupos contrários à iniciativa, resultados semelhantes são encontrados no grupo de 37% dos respondentes que disseram estar cientes sobre a proposta, com opiniões positivas (65%) e neutras (19%) sendo dominantes neste subgrupo da pesquisa. Apenas para comparação, no grupo que diz não ter conhecimento da proposta (62%), as opiniões externadas foram positivas em 69% das respostas, enquanto as opiniões neutras e negativas alcançaram 23% e 8%, respectivamente.

Quando perguntados sobre o que vem à cabeça ao ouvirem falar sobre uma tirolesa no Rio de Janeiro, 40% das menções estão relacionadas à recreação e 18% a locais turísticos. Palavras, como "diversão", "turismo" e "aventura", foram algumas das mais mencionadas durante a pesquisa.

O Instituto Datafolha realizou 815 entrevistas presenciais na capital fluminense e na Região Metropolitana do Rio de Janeiro, entre os dias 7 e 11 de agosto deste ano, com moradores de 16 anos ou mais de todas as classes econômicas. A margem de erro máxima para essa amostra é de três pontos percentuais para mais ou para menos, com nível de confiança de 95%. O objetivo da pesquisa foi analisar a opinião dos moradores do Rio sobre a implementação do projeto da tirolesa do Parque Bondinho Pão de Açúcar.

A pesquisa também abordou a percepção dos moradores do Rio em relação ao Parque como destino turístico da cidade: 53% já visitaram o atrativo, enquanto 74% têm a intenção de visitá-lo nos próximos dois anos. Questionados se a tirolesa impactaria na decisão de visitar o Parque Bondinho, 52% disseram que não, já 44% afirmaram que as chances aumentariam com a nova atração. Por outro lado, somente 4% relataram que a instalação da tirolesa diminuiria suas intenções de visitar o Parque.

Sobre o potencial de impacto ambiental da tirolesa, 41% acreditam que a atração trará um impacto ambiental positivo e 30% que a mesma não trará nenhum impacto aos Morros do Pão de Açúcar e da Urca. Já 11% não souberam ou não quiseram responder à pergunta.

Os dados reforçam a expectativa da indústria turística para o ecoturismo no Brasil. Com a mudança de comportamento dos viajantes após a pandemia, o segmento tem se destacado como uma tendência em ascensão no País.

Tópicos relacionados