Victor Fernandes   |   09/02/2024 14:42
Atualizada em 09/02/2024 14:44

Carnaval movimentará quase 50 milhões de pessoas no Brasil

MTur estima que a festa deve ser uma das mais movimentadas dos últimos anos


Divulgação / Samba em rede
Brasil receberá cerca de 200 mil turistas internacionais no período
Brasil receberá cerca de 200 mil turistas internacionais no período

Neste ano, o Carnaval brasileiro promete arrastar multidões e registrar uma das maiores movimentações de público dos últimos anos. De acordo com um levantamento do Ministério do Turismo, divulgado nesta sexta-feira (9), mais de 49 milhões de pessoas devem curtir a folia nos quatro cantos do Brasil. O número é 6,5% maior do que o registrado na última festividade. O dado reforça a crescente expectativa de crescimento do Turismo doméstico e internacional em 2024.

Para o ministro do Turismo, Celso Sabino, que deu o pontapé da festividade nesta sexta-feira no Rio de Janeiro (RJ), ao participar da cerimônia de entrega das chaves da cidade para o Rei Momo, o Carnaval proporciona muito além da alegria e diversão.

"Temos dados que comprovam a importância desta festividade para a nossa economia. São bilhões de reais movimentados, são milhares de empregos que colocam comida na mesa dos brasileiros. E sem contar, é claro, na valorização da cultura nacional, que é bastante celebrada nesse período".

Celso Sabino, ministro do Turismo

Somente na cidade de São Paulo (SP), a prefeitura estima a movimentação de mais de 15 milhões de pessoas entre bloquinhos e desfiles das escolas de samba que acontecem durante a folia. Já no Rio de Janeiro (RJ), a Riotur espera 5 milhões de foliões pulando Carnaval na capital fluminense. Ainda na região Sudeste, o estado de Minas Gerais prevê mais de 12 milhões de pessoas participando do Carnaval, sendo 5,5 milhões na capital, Belo Horizonte.

Na região Norte, Marabá (PA) aguarda 100 mil pessoas e em Manaus (AM), 15 mil foliões devem aproveitar o Carnaboi, tradicional no Estado. Já na região Sul, a Secretaria de Turismo do Paraná divulgou que 1 milhão de pessoas irão aproveitar as festas no estado.

Estrangeiros

De acordo com um estudo feito pela Gerência de Informação e Inteligência de Dados da Embratur, a expectativa é que o Brasil receba cerca de 200 mil turistas internacionais no período carnavalesco. Esses visitantes devem deixar mais de R$ 900 milhões em receitas na economia do País durante as festividades, expectativa 6% acima do arrecadado em 2019, período pré-pandêmico.

Voos extras

As empresas aéreas ampliaram a oferta de voos extras no período, disponibilizando 1.104 operações espalhadas de Norte a Sul do País. No caso da Latam, serão 500 viagens adicionais entre os dias 9 e 16 de fevereiro, totalizando 5,8 mil pousos e decolagens domésticas e internacionais.

Já a Gol realizará cerca de 350 voos extras de 8 a 18 de fevereiro, uma alta de 7% em relação à oferta regular. E a Azul vai disponibilizar 234 voos adicionais de 9 a 19 de fevereiro, o que representa um crescimento de 59% ante o último Carnaval.

Movimentação econômica

Estimativas da Confederação Nacional do Comércio de Bens, Serviços e Turismo (CNC) apontam que o período carnavalesco, neste ano, deve movimentar R$ 9 bilhões no setor turístico de todo o País, uma alta de 10% na comparação com a festa de 2023. É a primeira vez em que o valor poderá ultrapassar os níveis pré-pandemia.

Já o segmento de bares e restaurantes espera lucros 15% superiores a 2022 em capitais como de Belo Horizonte (BH), Rio de Janeiro (RJ) e Recife (PE). A procura por pacotes de viagens nacionais no Carnaval também registra avanço. Segundo a plataforma Decolar.com, o interesse em conhecer o Brasil cresceu 114% ante a mesma época de 2023.

Cuidados para o Carnaval

Em mais uma ação nas redes sociais, o Ministério do Turismo está divulgando, desde o inicio da semana, uma série de conteúdos informativos para os foliões turistas aproveitarem esta que é uma das festas mais populares do mundo. Entre os assuntos estão: dicas de saúde, de segurança, de respeito e atenção às mulheres e às crianças e adolescentes, além de dicas de destinos fora dos grandes centros para aproveitarem o feriado.

"O Carnaval é uma festa de alegria, mas também de responsabilidade e respeito. Precisamos garantir que todos possam aproveitar com segurança e com dignidade. Principalmente, queremos enfatizar o respeito pelas mulheres, pelas crianças e pelos adolescentes. Eles merecem curtir o Carnaval sem qualquer forma de assédio ou violência. Se uma mulher disser NÃO, É NÃO! E se verificar qualquer indício de exploração sexual de crianças e adolescentes, denuncie. Disque 100!", destacou o ministro Celso Sabino.

Quer receber notícias como essa, além das mais lidas da semana e a Revista PANROTAS gratuitamente?
Entre em nosso grupo de WhatsApp.

Tópicos relacionados

Avatar padrão PANROTAS Quadrado azul com silhueta de pessoa em branco ao centro, para uso como imagem de perfil temporária.

Conteúdos por

Victor Fernandes

Victor Fernandes tem 6060 conteúdos publicados no Portal PANROTAS. Confira!

Sobre o autor

Colaboração para o Portal PANROTAS