Beatriz Contelli   |   26/02/2024 16:53   |   Atualizada em 26/02/2024 16:54

Secretaria de Turismo do Rio de Janeiro lança programa voltado a inovação

Empresas selecionadas pelo Inovatur terão acesso a capacitações, mentorias e ações de networking


Divulgação

A Secretaria Municipal de Turismo da cidade do Rio de Janeiro (SMTUR), em parceria com a Firjan IEL, está com inscrições abertas para o processo seletivo do programa Inovatur de incubação para empresas interessadas em inovar e fomentar o Turismo na cidade do Rio de Janeiro.

Novos produtos e serviços, experiências autênticas que cativem os turistas em visita à Cidade Maravilhosa são objetivos do projeto. As inscrições vão até 1º de abril e devem ser realizadas pelo site.

Durante oito meses, cinco empresas selecionadas terão acesso a capacitações, mentorias, ações de networking desde a idealização e planejamento do negócio até a sua estruturação. Para participar é preciso que a empresa tenha menos de 10 anos de atuação comprovada; ser micro ou pequena empresa domiciliada na cidade do Rio de Janeiro; ter representantes legais maiores de idade; possuir um CNPJ vinculado à empresa. É proibida a participação de pessoas físicas.

As empresas selecionadas terão direito a um espaço físico, no centro do Rio, equipado e preparado para o trabalho colaborativo, de forma inteiramente gratuita. Os participantes selecionados contarão também com a facilitação para a imersão no ecossistema de inovação e no trade de Turismo carioca.

Segundo Daniela Maia, secretária da SMTUR, este programa de incubação Inovatur, em parceria com a Firjan IEL, representa um esforço conjunto para impulsionar a inovação e surpreender positivamente a experiência turística na cidade do Rio de Janeiro.

“Ao promover a criatividade, a colaboração e o empreendedorismo, estamos moldando um futuro em que o Rio se destaca como um destino turístico verdadeiramente excepcional, capaz de cativar e inspirar visitantes de todo o mundo".

Um dos principais pilares deste programa é a valorização da propriedade intelectual, garantindo que as ideias e inovações desenvolvidas sejam devidamente protegidas e reconhecidas, estimulando a criatividade e o empreendedorismo.

De acordo com Daniel Pan, consultor de Conteúdo e Inovação Empresarial da Firjan, "foi com grande satisfação que recebemos a oportunidade de contribuir com a construção e condução do Programa Inovatur. O propósito da Firjan IEL é impulsionar a indústria local e uma das formas que acreditamos alcançar este objetivo é através da Inovação Aberta. O município do Rio de Janeiro é uma referência nacional e internacional na temática de Turismo e queremos tornar nossa cidade mais atrativa para novos negócios e, consequentemente, para a inovação”.

Tópicos relacionados