Guilherme Alcorta   |   26/03/2024 12:58
Atualizada em 26/03/2024 12:59

Butão terá hub econômico e turístico em Gelephu

Mildfulness City une Turismo, economia, cultura e sustentabilidade


Divulgação
Projeto do Mindfulness City
Projeto do Mindfulness City

O Butão terá um hub econômico a partir de dezembro deste ano. Trata-se da Mindfulness City Special Administrative Region, uma região administrativa que juntará a cultura do país com a modernidade em Gelephu.

O Butão já é conhecido mundialmente por ser um refúgio de beleza natural, espiritualidade e tradições culturais únicas. A região é o “destino de estilo de vida budista moderno”. Gelephu Mindfulness City também é a porta de entrada dos turistas para o resto do Butão, situada entre duas reservas naturais – o Santuário de Vida Selvagem de Phibsoo e o Parque Nacional Royal Manas – bem como conectada a Thimphu por meio do aeroporto de Paro.

A ideia, segundo Carissa Nimah, diretora de Marketing do Departamento de Turismo do Butão, é que a região tenha suas próprias leis e até a própria moeda. "Queremos criar uma região para atrair negócios internacionais e que facilite o mercado com o Butão e a Índia". Neste sentido, Gelephu é a cidade ideal, já que está a sul do Butão e faz fronteira com a Índia.

Sustentabilidade

Aninhado entre montanhas, florestas e rios, o Butão é um dos últimos hotspots de biodiversidade do mundo, com 70% do país coberto por florestas. A Mindfulness City cobrirá uma área de mais de 1.000 km2, ou 250.000 acres. Isto representa cerca de 2,5% da área total do país. O plano visa ampliar a biodiversidade do país.

“Inspirada na cultura butanesa de respeito e compaixão pelos outros e pela natureza, a Mindfulness City foi projetada para melhorar os sistemas ecológicos, através de um desenvolvimento urbano que conecta flora e fauna, bem como pessoas e ideias. Torna-se um testemunho do vínculo inseparável da humanidade com a natureza e um exemplo global de como construir uma presença humana sustentável na Terra”, disse Giulia Frittoli, sócia responsável da BIG Landscape, do BIG – Bjarke Ingels Group, responsável pelo projeto.

Turismo

Divulgação
Projeto do Mindfulness City
Projeto do Mindfulness City

Gelephu já dispõe de infraestruturas turísticas, incluindo hotéis, mas a capacidade irá naturalmente ser expandida com o aumento do tráfego e da procura provocados pelo crescimento da região e possibilitados pelos principais centros logísticos – o aeroporto internacional e o porto seco ferroviário.

A região terá um novo aeroporto internacional, que deve ser aberto em dois anos, com voos diretos que conectam Gelephu e o Butão a diversas cidades, entre elas Dubai. Já o porto seco ferroviário já está em construção.

Confira um vídeo de apresentação abaixo:

O Portal PANROTAS viaja a convite da Diversa Turismo, protegido pelo seguro viagem GTA

Quer receber notícias como essa, além das mais lidas da semana e a Revista PANROTAS gratuitamente?
Entre em nosso grupo de WhatsApp.

Tópicos relacionados

Avatar padrão PANROTAS Quadrado azul com silhueta de pessoa em branco ao centro, para uso como imagem de perfil temporária.

Conteúdos por

Guilherme Alcorta

Guilherme Alcorta tem 49 conteúdos publicados no Portal PANROTAS. Confira!

Sobre o autor

Colaboração para o Portal PANROTAS