Guilherme Alcorta   |   26/03/2024 12:55   |   Atualizada em 26/03/2024 12:59

Cultura, natureza e mais: as estratégias de promoção turística do Butão

Carissa Nimah, diretora de Marketing do Departamento de Turismo do Butão, conta ao Portal PANROTAS


Unsplash/Aaron Santelices
Templo de Paro Taktsang, no Butão
Templo de Paro Taktsang, no Butão

Localizado na Ásia Meridional, o Butão é um dos países menos populosos da região, com 780 mil habitantes. Uma monarquia constitucional, o país é reconhecido por sua cultura viva, natureza exuberante, espiritualidade forte. Tudo isso faz parte das estratégias de promoção turística do Butão.

Em entrevista ao Portal PANROTAS, que participa de famtour da Diversa pela região, Carissa Nimah, diretora de Marketing do Departamento de Turismo do Butão, falou sobre as características únicas do país e como elas fazem a diferença no Turismo do Butão.

Os números de turistas no país sul-asiático ainda são baixos, mas isso não preocupa o Departamento de Turismo. Na verdade, o conselho preza por qualidade e não números altos.

Com isso, longe do Turismo de massa, o Butão acumula números tímidos: em 2019 foram 300 mil turistas recebidos. Para este ano, a expectativa do governo é alcançar os níveis pré-pandemia novamente, mas a realidade pode ser diferente. "Nós esperamos algo entre 200 mil e 300 mil. Os números ainda são baixos, mas estamos indo na direção certa", disse Carissa.

Ainda assim, a segunda principal fonte de renda do país é justamente o Turismo; a primeira é a exportação de energia elétrica e a terceira a agricultura.

Para a diretora de Marketing do Departamento de Turismo do Butão, a promoção do destino se dá em três vertentes: cultura, natureza e espiritualidade.

Museu vivo

"O Butão é um museu de cultura viva", explicou Carissa. "Em outros lugares, você tem de ir para um museu para ver cultura. Aqui, tudo é cultura, tudo está muito bem cuidado"

Carissa Nimah, diretora de Marketing do Departamento de Turismo do Butão

Segundo ela, essa preservação se dá porque o país só se abriu para o Turismo há 50 anos. "Tudo sobre o Butão tem uma cultura autêntica, anciã", disse.

Natureza exuberante

O Butão também se vende pela natureza, com tantos pontos de hiking, e paisagens diferentes. "É uma combinação de fatores, com um ar limpo, alta altitude, cenários bonitos e caminhadas, que se misturam à história do Butão", explicou Carissa.

Divulgação
Carissa Nimah, diretora de Marketing do Departamento de Turismo do Butão
Carissa Nimah, diretora de Marketing do Departamento de Turismo do Butão

Espiritualidade forte

Muitos turistas visitam o Butão buscando transformação, uma conexão com algo maior. Esse fator também é um ponto crucial na venda do país. "Espiritualidade no Butão é muito forte, tudo tem uma história, um significado, uma energia especial", apontou a CMO.

Neste sentido, até as cores da bandeira do país não estão lá à toa. Elas representam a espiritualidade expressa na fé budista, com o laranja; e a secularidade, com o amarelo. A religião budista apresenta bastante influência nas tradições e nos costumes da população do Butão.

Butão busca atrair Mice

Mas nem só do Turismo de lazer vive o Butão. Atualmente, o país busca atrair viajantes do segmento Mice. O principal incentivo, segundo Carissa, é a ausência da taxa de desenvolvimento sustentável para esses grupos.

Atualmente, para entrar no Butão, o turista paga uma taxa de US$ 100 por pessoa por noite. Crianças de seis a 12 anos pagam US$ 50.

"Nós temos a infraestrutura para acomodar centenas de pessoas. Acredito que o Butão pode ser um bom destino para Mice porque inspira inovação, olhar a vida e os negócios de uma forma diferente", apontou Carissa.

A história do Butão

Como já mencionado, o Butão se abriu para o Turismo apenas 50 anos atrás. A democracia por lá é ainda mais recente, desde 2008. Curiosamente, a população butanesa foi um tanto quanto relutante a esse novo regime e foi necessário um processo de educação de uma década. Agora, o país passou pela sua quarta eleição democrática.

E a educação por lá é coisa séria, seja dentro ou fora da escola. “A educação é muito boa e é financiada pelo Turismo”, explicou Carissa.

Nas ruas, os De-suung são verdadeiros “guias da paz”. Entre os objetivos desse cargo, estão:

  • Cultivar os valores de amizade, lealdade, unidade e harmonia;
  • Encorajar todos os cidadãos a serem ativos no papel mais importante da construção da nação;
  • Fornecer habilidades e conhecimentos úteis e apropriados na área de gestão de desastres;
  • Atrair boas características e valores humanos, como disciplina, integridade, trabalho em equipe, comprometimento e dedicação ao trabalho, respeito pelos mais velhos e idosos, senso de propriedade e responsabilidade;
  • Fortalecer o espírito de voluntariado e realizar trabalhos de caridade.


Outras estratégias de promoção do Butão

Press trips, fam trips, participação em feiras. Tudo isso faz parte da estratégia de promoção do Butão mundo afora. O país estará no Brasil em junho.

Após passar pelo Nepal, o grupo do famtour seguiu para o Butão, onde já conheceu a capital, Thimphu, que abriga o principal edifício do país, o mosteiro budista Tashichho Dzong, além de aulas de yoga e passeios por festivais típicos.

Participam da viagem da Diversa Turismo no Sul da Ásia:

  • Arnaldo Franken, da Diversa
  • Rosana Franken, da Diversa
  • James Giacomini, da Diversa
  • José Guilherme Alcorta, da PANORTAS
  • Melissa Bernardelli, da LM Tour
  • Zeze De Martini, da Guesher Turismo
  • Eduarda Luca, da Vereda Turismo
  • Marcia Pinheiro, da M3 Turismo
  • Lucas Freitas, da La Nave Turismo
  • Regina Gomes, da Receptivo de Charme


O Portal PANROTAS viaja a convite da Diversa Turismo, protegido pelo seguro viagem GTA

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