Filip Calixto   |   22/03/2024 12:12   |   Atualizada em 22/03/2024 12:17

Prazo para vistos dos EUA cai, mas ainda é longo; veja as filas no Brasil

Período de espera para ter o documento chegou a mais de 200 dias no ano passado, devido à pandemia

Divulgação/Belvera Partners
No Brasil, é possível tirar visto americano em Brasília, Porto Alegre, Recife, Rio de Janeiro e São Paulo
No Brasil, é possível tirar visto americano em Brasília, Porto Alegre, Recife, Rio de Janeiro e São Paulo

Viajantes interessados em ter sua primeira experiência nos Estados Unidos encontram em 2024 um cenário mais animador que o verificado no ano passado. As longas listas de espera e filas para agendamento e emissão dos visto para o país norte-americano cederam desde janeiro embora ainda não sejam rápidas o suficiente para afastar a necessidade de organização e disponibilidade para conseguir o documento.

O site oficial da Embaixada e Consulados dos EUA no Brasil avisou, no final de fevereiro, que o prazo médio para ter o visto B1 e B2 está em até 100 dias – aproximadamente três meses.

Já a Viva América, uma assessoria imigratória especializada em serviços para quem quer viajar para os EUA, aponta um período médio de espera ainda menor, girado em torno de 30 a 70 dias.

Essas datas e períodos, no entanto, costumam variar de semana em semana e, por isso, é necessário permanecer com atenção. para as oportunidades na agenda.

Em uma consulta feita nesta quinta-feira (21) para emissão do primeiro visto, as datas de agendamento mais próximas, por cidade, eram:

  • Brasília: cerca de 5 dias
  • Porto Alegre: aproximadamente 150 dias
  • Recife: cerca de 90 dias
  • Rio de Janeiro: pouco mais de 60 dias
  • São Paulo: perto de 150 dias

Qualquer um desses prazos é considerado curto na comparação com as previsões que eram dadas em 2023. Em São Paulo, por exemplo, o tempo de espera chegou a aproximadamente 250 dias no ano passado.

A diminuição nos prazos é fato constatado também para quem lida com o tema diariamente do outro lado. Em contato com agentes de viagens que prestam serviço de consultoria para obtenção de visto para os EUA, a reportagem ouviu que os passageiros que requisitam o serviço conseguem ter o documento no prazo de um a dois meses, mas é necessário sempre estar disponível para não perder datas.

Uma dessas agentes consultadas, Adriana Spiess, da Mega Consultoria em Turismo e consultora especializada em visto para os Estados Unidos, revela que o viajante que já tem seus documentos organizados e disponibilidade de datas para entrevista, conseguem sua autorização em menos de 60 dias.

arquivo pessoal
Adriana Spiess é consultora especializada em visto para os Estados Unidos
Adriana Spiess é consultora especializada em visto para os Estados Unidos

"Deixo claro para o cliente que agendamos ele na primeira data disponível. O lance é trabalharmos com a urgência do cliente, então não costumo ter muitas objeções quanto a datas", conta a agente. Segundo ela, Brasília é a cidade que gera mais oportunidades de agendamento para entrevista, com possibilidades de vagas extras frequentemente.

Adriana oferece, ainda, algumas dicas práticas de como se preparar para conseguir o visto de forma ágil. A especialista recomenda que é desejável ter:

  • Vida organizada - As pessoas erram em não declarar corretamente quanto ganham, o que fazem, ter documentos em nomes delas que comprovem uma estabilidade e raízes com o Brasil.
  • Intenção de viagem compatível com o objetivo - Exemplo: Aplicar um visto de turismo, mas quer ficar morando nos EUA. Isso não pode. Existem mais de 70 categorias de vistos para qualquer que seja a intenção.
  • Estratégia coerente - O pedido precisa ser claro e de fácil entendimento. As pessoas que são negadas erram muito nisso e acabam rasgando dinheiro de monte em pedidos sem estratégia.

Passos para o visto

Para quem nunca teve um visto americano de Turismo (conhecido como B1/B2) ou tem um que venceu há mais de 48 meses, o primeiro passo é preencher o formulário DS-160 no site do Departamento de Estado dos EUA.

Em seguida, o viajante deve ir ao site de agendamento e pagar a taxa de US$ 185 (cerca de R$ 925) para a emissão do visto. Uma vez que o sistema reconheça o pagamento, será preciso agendar a coleta de biometria em um CASV (Centro de Atendimento ao Solicitante de Visto) e a entrevista consular. O agendamento para a entrevista costuma ser o processo mais demorado.

Caso o visto seja aprovado, o passaporte fica retido na seção consular. Em aproximadamente dez dias úteis, o solicitante poderá retirá-lo presencialmente ou, caso tenha contratado o serviço de entrega premium no site de agendamento, receber o documento diretamente em casa.

Tópicos relacionados