Luiz Felipe Simões   |   27/12/2024 17:29
Atualizada em 27/12/2024 18:10

No Rio, Batalhões de Leblon e Copacabana recebem novas centrais de monitoramento

Desde outubro, foram instaladas 390 câmeras em 11 postos de salvamento, 56 quiosques e 22 hotéis

Unsplash/Eelco Böhtlingk
A novidade permite que o batalhão acesse, em tempo real, imagens de câmeras distribuídas pela orla, quiosques, postos de salvamento, hotéis e restaurantes
A novidade permite que o batalhão acesse, em tempo real, imagens de câmeras distribuídas pela orla, quiosques, postos de salvamento, hotéis e restaurantes

O Réveillon do Rio de Janeiro ganha um reforço estratégico em segurança pública com a inauguração da nova central de monitoramento do 19º Batalhão da Polícia Militar (BPM), localizada na Rua Figueiredo de Magalhães, em Copacabana. A estrutura, inaugurada nesta sexta-feira (27), inclui a Sala de Crise e o Centro de Comando e Controle, agora equipados com tecnologia de última geração.

A novidade permite que o batalhão acesse, em tempo real, imagens de câmeras distribuídas pela orla, quiosques, postos de salvamento, hotéis e restaurantes. O objetivo é promover o monitoramento estratégico e agilizar a atuação policial em situações de emergência, reduzindo o tempo de resposta. Iniciativa semelhante já funciona no 23º BPM, no Leblon, desde o último dia 20.

O projeto é fruto de um convênio entre a Polícia Militar e entidades como Fecomércio RJ, Orla Rio, Associação Brasileira da Indústria de Hotéis (ABIH-RJ), Sindicato de Restaurantes, Bares e Alimentação do Município (SindRio) e Associação Brasileira de Bares e Restaurantes (Abrasel RJ). A parceria busca ampliar a segurança pública na alta temporada, beneficiando moradores, turistas e comerciantes.

Divulgação
Theresa Jansen, superintendente da ABIH-RJ, e a Cel. Danielle Farias
Theresa Jansen, superintendente da ABIH-RJ, e a Cel. Danielle Farias

A solenidade de inauguração contou com a presença de autoridades como o secretário de Segurança Pública do Estado, Victor Santos; o secretário da Polícia Militar, coronel Menezes; a delegada titular da Deat, Patrícia Alemany; e o comandante do BPTur, tenente-coronel Scherrer.

A comandante do 19º BPM, coronel Danielle Farias, recebeu os parceiros da iniciativa, entre eles Antonio Florencio de Queiroz Junior, presidente da Fecomércio RJ; Adriana Homem de Carvalho, assessora de Turismo da Fecomércio RJ; e Theresa Jansen, superintendente da ABIH-RJ.

“A inauguração das centrais de monitoramento nos batalhões de Copacabana e Leblon representa um importante avanço na estrutura de segurança pública de nossa cidade, especialmente durante a alta temporada. Esse projeto é fruto de um trabalho conjunto entre os setores público e privado, e mostra o valor da união em prol do bem-estar da população, dos comerciantes e dos turistas. A instalação das novas câmeras e a modernização das salas de operações nos batalhões reforçam nosso compromisso com a promoção de um ambiente mais seguro para o desenvolvimento econômico e social do Rio”

Presidente da Fecomércio RJ, Antonio Florencio de Queiroz Junior

Para Alfredo Lopes, presidente do Conselho da ABIH-RJ, o monitoramento por câmeras é um marco no enfrentamento de desafios à segurança turística. Ele destaca que a tecnologia deve beneficiar toda a orla, com a expectativa de expansão para a Barra da Tijuca.

Desde outubro, foram instaladas 390 câmeras em 11 postos de salvamento, 56 quiosques, 22 hotéis e 28 restaurantes, cobrindo a região entre o Leme e o Leblon. A integração desses equipamentos possibilita monitoramento em tempo real pelas forças policiais, garantindo maior eficiência nas operações.

Quer receber notícias como essa, além das mais lidas da semana e a Revista PANROTAS gratuitamente?
Entre em nosso grupo de WhatsApp.

Tópicos relacionados

Foto de Luiz Felipe Simões

Conteúdos por

Luiz Felipe Simões

Luiz Felipe Simões tem 667 conteúdos publicados no Portal PANROTAS. Confira!

Sobre o autor

Formado em Jornalismo pela ESPM-SP, Luiz Felipe Simões já atuou em diversas áreas da comunicação, da assessoria de imprensa às agências de publicidade. Com passagem pelo Estadão Investidor, o jornalista tem experiência na cobertura de temas como finanças e investimentos. Atualmente, é responsável pela produção de branded contents, pelas redes sociais e por algumas funções de repórter