Da Redação   |   20/01/2025 17:40
Atualizada em 23/01/2025 12:41

Bahia celebra turistas internacionais e realiza showcase pré-Fitur; fotos

Evento aconteceu nesta segunda-feira (20) mostrando os diferenciais do destino a agentes de viagens


PANROTAS / Guilherme Alcorta
Pedro Gramacho, diretor de Promoções da Setur-BA, e Maurício Bacelar, secretário de Turismo da Bahia
Pedro Gramacho, diretor de Promoções da Setur-BA, e Maurício Bacelar, secretário de Turismo da Bahia

MADRI (ESPANHA) - A Vbrata e o Governo do Estado da Bahia, por meio da Secretaria de Turismo do Estado da Bahia, realizaram nesta segunda-feira (20) o showcase “Viva Brasil! Bahia Experience Madrid 2025” na capital espanhola.

O evento aproveitou a Fitur, que acontece de 22 a 26 de janeiro em Madri, reunindo o trade para apresentar a gastronomia e cultura do Estado. O evento contou com a presença Secretaria de Turismo da Bahia, Secretaria de Turismo de Porto Seguro, Secretaria de Turismo de Salvador, Aviva/Costa do Sauipe, Altour Receptivo, Grou Turismo, Hotel Fasano, Itaparica, Rede Accor, Vinci Airports e Air Europa.

A ideia do evento, segundo o diretor de Promoções da Setur-BA, Pedro Gramacho, é poder capacitar agentes de viagens, levar novidades, falar das potencialidades, neste caso reunindo também o trade e algumas secretaria de Turismo municipais, que aproveitam o formato para levar novidades de seu destino. "O objetivo é não só trazer as informações, mas fazer com que o agente tenha contato direto com essas empresas e fazer negócio", apontou.

Bahia na Fitur

Com isso, a partir de hoje, a Setur-BA tem uma agenda oficial em Madri, com capacitação sobre destinos baianos para operadores e agentes de viagens espanhóis. Durante a Fitur, a Secretaria também irá divulgar experiências oferecidas nas 13 zonas turísticas da Bahia, com a distribuição de produtos típicos e a participação da tradicional baiana.

A participação da Bahia na Fitur, que já acontece há anos, não é à toa: segundo Gramacho, 75% dos espanhóis que vão ao Nordeste vão à Bahia. A Espanha está, portanto, entre os dez maiores emissores ao Estado. Esse números se dão, de acordo com ele, pelo voo direto entre Salvador e Madri pela Air Europa, que facilita a chegada com três frequências semanais.

"O ano de 2024 foi de conquista porque agregamos mais uma frequência com uma taxa de ocupação alta. O objetivo na Fitur é levar mais turistas espanhóis para a Bahia, aproveitando um momento que a gente tem conectividade aérea, produto, infraestrutura turística bacana e um câmbio promissor"

Pedro Gramacho, diretor de promoções da Setur-BA

Crescimento da Bahia: modelo que une trade e governo

Segundo o secretário de Turismo da Bahia, Maurício Bacelar, os números promissores de turistas internacionais no Estado se dá a partir de um modelo alinhado entre trade, governo federal, estadual, empresariado e de secretarias municipais.

"O Turismo, por ser uma atividade transversal, precisa dos governos, do empresariado, do trade turístico atuando de maneira conjunta. Na Bahia esses atores tem trabalhado junto e esse modelo proporciona que os atores da atividade turística possam também ter a oportunidade de fazer os seus negócios e de mostrarem os seus atrativos. Por isso, o governo do Estado fica bastante satisfeito por ver toda a Bahia movimentada no Turismo internacional"

Maurício Bacelar, secretário de Turismo da Bahia

Além disso, a estratégia do Turismo na Bahia está muito alinhada aos projetos do governo federal. Segundo Bacelar, o Brasil ficou muito tempo vivendo um "apagão de política externa".

"A Bahia tem uma estratégia turística baseada nos pilares da inovação e da sustentabilidade. Trabalhamos a biossegurança sanitária, capacitação e qualificação de mão de obra, obras de infraestrutura nas 13 zonas turísticas do Estado e a promoção do destino Bahia e capitação de voos - regional, nacional e internacional. Essa estratégia está relacionada à estratégia do governo federal. Um país como o Brasil precisa estar aberto ao mundo, e o presidente Lula nos trouxe de novo a essa posição na política externa social", destaca.

Além disso, segundo o secretário, os esforços se somam a um compromisso do Brasil com a sustentabilidade e com a preservação dos povos originários. "Isso tudo fez com que a Bahia voltasse para a prateleira internacional do Turismo", finaliza.

Perspectiva dos agentes espanhóis

“O governo baiano está de parabéns pela iniciativa de reunir tantos profissionais do setor para passar tudo sobre a oferta turística desse destino fantástico e único, que é a Bahia, visando impulsionar a sua participação no mercado espanhol”, disse Mariana Duque, do Grupo Viajes El Corte Inglés.

“Se não podemos ir ao destino, é importante que tenhamos informações seguras sobre o lugar. A Bahia tem grande potencial de vendas, porque oferece muitos atrativos, especialmente passeios em contato com a natureza”, completou Ivan Montealegre, da agência de viagens Adictivos.

“Começamos bem a nossa agenda de trabalho na capital espanhola, com essa capacitação de grande alcance, que coloca a Bahia na vitrine das operadoras e agências de viagens daqui. O Governo do Estado lidera as ações de promoção internacional dos destinos e empreendimentos baianos, que têm a oportunidade de apresentar seus produtos turísticos e prospectar negócios “, finalizou Maurício Bacelar.

Veja fotos do evento abaixo:


*Colaborou: Laura Enchiolgo

Quer receber notícias como essa, além das mais lidas da semana e a Revista PANROTAS gratuitamente?
Entre em nosso grupo de WhatsApp.

Tópicos relacionados

Avatar padrão PANROTAS Quadrado azul com silhueta de pessoa em branco ao centro, para uso como imagem de perfil temporária.

Conteúdos por

Da Redação

Colaboração para o Portal PANROTAS

Da Redação tem 11141 conteúdos publicados no PANROTAS. Confira!