Luiz Felipe Simões   |   08/01/2025 18:23
Atualizada em 08/01/2025 19:31

Embratur reforça laços entre Brasil e Benin em visita histórica com foco no afroturismo

A agenda da missão está focada no fortalecimento das relações culturais e turísticas entre os países

Renato Vaz/Embratur
A visita, que se estende até domingo (12), é considerada estratégica devido ao crescente interesse em aprofundar as conexões entre o Brasil e o continente africano
A visita, que se estende até domingo (12), é considerada estratégica devido ao crescente interesse em aprofundar as conexões entre o Brasil e o continente africano

A Embratur, representada por sua coordenadora de Afroturismo, Diversidade e Povos Indígenas da Agência, Tania Neres, iniciou nesta quarta-feira (8) uma visita oficial ao Benin, na África Ocidental. A agenda da missão está focada no fortalecimento das relações culturais, turísticas e históricas entre os dois países.

A visita, que se estende até domingo (12), é considerada estratégica devido ao crescente interesse em aprofundar as conexões entre o Brasil e o continente africano, especialmente no segmento de Turismo de raízes, que atrai viajantes em busca de conhecimento sobre seus antepassados.

A programação de Tania Neres começa em Cotonou, capital econômica do Benin. Tania participará de reuniões em Uidá e Porto-Novo, cidades de grande relevância histórica para a diáspora africana. Entre os compromissos, destacam-se encontros com autoridades locais e visitas a pontos emblemáticos, como o Couvent Sakpata e o Temple des Pythons. A missão também inclui a participação no Festival das Culturas Ancestrais Vodun, uma celebração das tradições culturais e religiosas do Benin.

Segundo Tania, o ponto alto será a reunião do Comitê de Implementação da Cooperação Cultural Brasil-Benin-Brasil. “O diálogo abordará iniciativas para fortalecer os laços bilaterais e explorar oportunidades no campo das artes, do patrimônio cultural e do audiovisual, alinhando-se ao Memorando de Entendimento Cultural assinado em 2024”, destacou Tania.

Afroturismo em foco

Em março de 2024, o presidente da Embratur, Marcelo Freixo, jenfatizou a importância de reconstruir laços históricos e culturais durante um encontro com dirigentes do Benin em Brasília. “Temos identidade, história e dois povos que compartilham uma alegria profunda. O mundo precisa disso”, declarou Freixo na ocasião.

Além disso, temas como a isenção de vistos para brasileiros viajando ao Benin e a criação de projetos conjuntos de preservação do patrimônio cultural são vistos como potenciais catalisadores para o fortalecimento da relação.

Para as autoridades beninenses, o Turismo pode ser a principal ferramenta para reaproximar os dois países. “Queremos que o Benin seja o elo que conecte o Brasil à África, reconstruindo a fraternidade que nos une por meio de nossos ancestrais”, declarou o ministro dos Negócios Estrangeiros do Benin, Olusgehun Bakari.

Quer receber notícias como essa, além das mais lidas da semana e a Revista PANROTAS gratuitamente?
Entre em nosso grupo de WhatsApp.

Tópicos relacionados

Foto de Luiz Felipe Simões

Conteúdos por

Luiz Felipe Simões

Luiz Felipe Simões tem 582 conteúdos publicados no Portal PANROTAS. Confira!

Sobre o autor

Formado em Jornalismo pela ESPM-SP, Luiz Felipe Simões já atuou em diversas áreas da comunicação, da assessoria de imprensa às agências de publicidade. Com passagem pelo Estadão Investidor, o jornalista tem experiência na cobertura de temas como finanças e investimentos. Atualmente, é responsável pela produção de branded contents, pelas redes sociais e por algumas funções de repórter