Beatriz Contelli   |   07/03/2025 17:38
Atualizada em 07/03/2025 18:09

Carnaval atrai mais de 1,3 milhão de pessoas ao Litoral do Paraná

Ocupação hoteleira na capital chegou a 80%, enquanto destinos como a Ilha do Mel registraram 95%


Visit Brasil
Ilha do Mel
Ilha do Mel

A folia do Carnaval foi responsável por atrair mais de 1,3 milhão de pessoas ao Litoral do Paraná, enquanto o tradicional desfile de escolas de samba e a Zombie Walk, em Curitiba, captaram mais de 70 mil pessoas no último sábado e domingo.

Segundo o Sindicato Empresarial de Hospedagem e Alimentação, o Litoral do Paraná – contando os sete municípios e a Ilha do Mel – teve uma ocupação de 95% em sua rede hoteleira durante o feriado. Ainda segundo o órgão, Curitiba registrou uma média de 80% na taxa de ocupação de seus meios de hospedagem no mesmo período.

A vice-presidente do sindicato, Karla Sottomaior, afirma que a infraestrutura turística, gastronomia e programações gratuitas influenciam os bons números conquistados pelo setor. “O aumento significativo é devido ao fluxo de turistas que buscam aproveitar as festas, atrativos e as belezas naturais dos destinos. Nos últimos anos, a hotelaria do Litoral paranaense tem se preparado para atender uma demanda cada vez maior nessa época. Isso é reflexo também das ações do Estado, com shows, cultura, melhoria da infraestrutura e outras atrações”.

Resultados na prática

Conforme projeção da Fecomércio-PR, a expectativa era de que o Carnaval 2025 gerasse um faturamento de R$ 712 milhões no Paraná, 3,6% a mais que o ano anterior. Outros dados que reforçavam o grande movimento no Estado durante a folia eram da Prefeitura de Curitiba, que previa um movimento 10% maior na Rodoviária da Capital – na comparação com o mesmo período do ano anterior, com 41 mil embarques e 34 mil desembarques previstos no período.

Divulgação
Curitiba
Curitiba

Segundo a Associação Brasileira de Bares e Casas Noturnas (Abrabar), esses estabelecimentos registraram um aumento de 50% nas vendas durante o Carnaval curitibano, além de um aumento de 20% na contratação de mão de obra temporária.

O presidente da associação, Fábio Aguayo, afirma que o Carnaval curitibano de 2025 foi surpreendente ao setor, segundo ele, um dos melhores de todos os tempos. Em outro recorte, a Abav-PR aponta que houve um aumento de 25% na busca de turistas pelo destino Paraná durante o período.

“A movimentação foi muito grande. O clima, aliado com as opções variadas de folia, foram responsáveis por atrair muitos visitantes de outras partes do Paraná e do Brasil. Onde haviam empresas do nosso setor, houve movimentação intensa de público, até mesmo com estabelecimentos contratando gente de última hora para atender a demanda”, disse.

Quer receber notícias como essa, além das mais lidas da semana e a Revista PANROTAS gratuitamente?
Entre em nosso grupo de WhatsApp.

Tópicos relacionados