Como o Brasil pode se inspirar nos EUA para aumentar o número de visitantes?
Fred Dixon, do Brand USA, e Bruno Reis, da Embratur, contaram suas possibilidades de trabalho em conjunto

Como o Brasil pode se inspirar nos Estados Unidos para aumentar seu número de visitantes internacionais? A meta da Embratur para 2027 é alcançar 8 milhões de turistas estrangeiros e seguir o trabalho de promoção que o Brand USA faz pode ser uma das estratégias. Este foi um dos temas debatidos no palco do Fórum PANROTAS 2025.
Em um bate-papo mediado pelo editor-chefe da PANROTAS, Artur Luiz Andrade, o CEO do Brand USA, Fred Dixon, e o diretor de Marketing, Negócios e Sustentabilidade da Embratur, Bruno Reis, foram questionados sobre como incrementar o turismo nos EUA e no Brasil e como esses destinos podem trabalhar juntos e desenvolver a relação, aumentando o fluxo entre os países – principalmente os EUA sendo um dos países mais visitados pelos brasileiros.
Para Dixon, há grande oportunidade entre Embratur e Brand USA para trabalhar, mas há muito para ser feito em relação à conexão aérea. “Há muitas opções de voos, mas poderia haver mais. Aviação é uma área que poderíamos ter mais oportunidades. Mas em ambos os destinos temos natureza, tesouros... Há muito que podemos compartilhar”, pontua.
“A gente tem muito a aprender com o Brand USA, uma vez que os EUA recebem 77 milhões de turistas internacionais. Além da parte de avião que pode ser estimulada, no ano passado recebemos jogos da NFL, por exemplo. Então temos capacidade de estimular alguns segmentos do setor para desenvolver em conjunto. Seria uma honra aprender com o Brand USA”, diz Reis.
Dez vezes mais turistas
Artur Luiz Andrade mencionou que os Estados Unidos recebem mais de dez vezes o número de turistas do Brasil, quando se fala em 77 milhões e 7 milhões, número almejado pelo País e ainda não alcançado. Quais as estratégias no radar para chegar, não lá, mas pelo menos nos 8 milhões?
“Na América do Sul somos líderes de recebimento de viagens internacionais. É complicado gerir esse aumento, são 27 secretarias estaduais, temos complexidades geopolíticas… Mas, com bastante otimismo, estamos trabalhando na conversão de vendas. Conversando com gestores, operadores, desenhando uma campanha que tenha escala de venda. Entendemos que no curto e médio prazo fica mais fácil de converter. A Embratur, desde que foi transformada em agência, consegue receber recursos locais, por isso, queremos fazer cada vez mais projetos pilotos para escalarmos no internacional, assim como fizemos com a Viagens El Corte Inglés”, afirma Bruno Reis.
Patrocinadores Fórum PANROTAS 2025
O Fórum PANROTAS 2025 conta com a aliança institucional da CNC SESC SENAC, apoio institucional da Embratur, Setur Alagoas e o patrocínio de AbavSP | Aviesp, Abreu, Accor, Ancoradouro, Assist Card, Aviva, B2B Reservas, Beach Park, BeFly, BWH Hotels, BTG Pactual, Civitatis, ClickBus, Copastur, Coris, CVC, Decolar, Disney Cruise Line, Disneyland Resort Califórnia, Walt Disney World Resort Flórida, Enjoy, Experience Kissimmee, EZLink, FundturMS, Gol AirFrance KLM, Grupo Bancorbrás, Grupo BRT, Grupo Cataratas, Grupo R1, Grupo Wish, GTA, HotelDO, Iberia British, Intercity, Kaluah, Latam Delta, Maringá Turismo, Mondiale, Movida, Omnibees, Orinter, República Dominicana, Sabre, Sebrae, Sheraton São Paulo WTC Hotel, Shift, SEMTUR Maceió, SunCoastUSA, Tes Cenografia, Tyller, Viaje Paraná e Visite São Paulo CVB.