Luiz Felipe Simões   |   17/03/2025 18:45
Atualizada em 18/03/2025 10:49

Instituto Semeia lança Visitômetro e debate potencial dos parques para o Turismo

Encontro reuniu especialistas e lideranças para debater o potencial e a relevância do Turismo em parques


PANROTAS / Emerson Souza
Renata Mendes, do Instituto Semeia
Renata Mendes, do Instituto Semeia

Nesta segunda-feira (17), o Instituto Semeia realizou em São Paulo a 9ª edição do Parques do Brasil, evento voltado à conservação da biodiversidade e ao aprimoramento da gestão dos parques brasileiros. O encontro reuniu especialistas e lideranças para debater o potencial e a relevância do Turismo em parques naturais.

Segundo dados do Instituto Semeia, os parques nacionais podem contribuir com até R$ 44 bilhões para o PIB do Brasil e gerar cerca de um milhão de postos de trabalho.

Em 2023, o total de visitas aos parques brasileiros atingiu o maior patamar já registrado, com 15,9 milhões de visitantes, dos quais 11,8 milhões estiveram em parques nacionais e 4,1 milhões em estaduais.

Para a diretora executiva do Instituto Semeia, Renata Mendes, o evento representa uma oportunidade única de reunir especialistas de diferentes setores para discutir a conservação dos parques e o papel do Turismo nessa agenda.

"O Brasil possui um enorme potencial para o Turismo de natureza sustentável, podendo alcançar até 56 milhões de visitas anuais em seus parques nacionais e estaduais. Hoje, reunimos as pessoas que podem viabilizar esse crescimento de forma estruturada e responsável", acrescentou Renata.

Visitômetro

PANROTAS / Emerson Souza
Renata Mendes e Mariana Haddad, do Instituto Semeia
Renata Mendes e Mariana Haddad, do Instituto Semeia

Durante o evento, foi lançado também o Visitômetro, uma ferramenta para o acompanhamento de dados de monitoramento dos parques nacionais e estaduais brasileiros.

Atualmente, o Brasil conta com 308 parques cadastrados na plataforma, número três vezes maior do que o monitorado em 2012.

Pela primeira vez, um estudo conseguiu acesso aos dados dos parques estaduais. Entre os dez mais visitados do Brasil, seis são nacionais e quatro são estaduais. Confira o ranking:

  1. Parque Nacional da Tijuca (RJ) – 4,4 milhões
  2. Parque Nacional do Iguaçu (PR) – 1,8 milhão
  3. Parque Nacional de Jericoacoara (CE) – 1,2 milhão
  4. Parque Nacional da Bocaina (RJ/SP) – 715,53 mil
  5. Parque Nacional de Fernando de Noronha (PE) – 618,23 mil
  6. Parque Estadual do Cocó (CE) – 598,74 mil
  7. Parque Estadual do Jaraguá (SP) – 457,33 mil
  8. Parque Estadual do Utinga (PA) – 451,29 mil
  9. Parque Estadual das Dunas (RN) – 408,32 mil
  10. Parque Nacional dos Lençóis Maranhenses (MA) – 408,23 mil


Renata Mendes destacou a importância dos dados de visitação para o planejamento e gestão dos parques. "Até então, não havia uma visão detalhada sobre quais parques estaduais são mais visitados. Agora, operadores locais e nacionais terão acesso a informações estratégicas sobre o fluxo de visitantes, permitindo um melhor planejamento e a ampliação sustentável do Turismo nessas áreas", explicou.

A gerente de políticas públicas do Instituto Semeia, Mariana Haddad, reforçou que o estudo é essencial para o monitoramento da visitação. "Ele reúne informações sobre quem visita os parques e os motivos dessa visita, dados essenciais para a tomada de decisão tanto do poder público quanto do trade turístico e agentes que atuam nesses territórios", afirmou.

Segundo ela, a análise desses números ajuda a entender como se dá a visitação, quais são os parques mais e menos visitados e quais têm potencial para ampliar seu fluxo de turistas. "O Semeia acredita muito no poder da visitação, não apenas pelo impacto econômico, mas também como uma ferramenta para conscientização ambiental. É uma forma de fazer com que a população se aproxime, valorize e se apaixone por esses espaços", completa Mariana.

Por fim, Renata revelou que um dado interessante do estudo é que apenas 5% das pessoas que visitaram parques o fizeram por meio de um produto turístico estruturado, como parte de um pacote de visitação. “Isso mostra que há um grande espaço para o desenvolvimento de novas experiências e para a atuação de operadores turísticos na criação de roteiros mais acessíveis e atrativos", explicou.

Confira fotos do evento:




Quer receber notícias como essa, além das mais lidas da semana e a Revista PANROTAS gratuitamente?
Entre em nosso grupo de WhatsApp.

Tópicos relacionados

Foto de Luiz Felipe Simões

Conteúdos por

Luiz Felipe Simões

Luiz Felipe Simões tem 667 conteúdos publicados no Portal PANROTAS. Confira!

Sobre o autor

Formado em Jornalismo pela ESPM-SP, Luiz Felipe Simões já atuou em diversas áreas da comunicação, da assessoria de imprensa às agências de publicidade. Com passagem pelo Estadão Investidor, o jornalista tem experiência na cobertura de temas como finanças e investimentos. Atualmente, é responsável pela produção de branded contents, pelas redes sociais e por algumas funções de repórter