Africa’s Travel Indaba cresce nos indicadores e comemora qualidade de buyers do Brasil
CMO do South African Tourism celebra resultados da feira deste ano, realizada em Durban

DURBAN - Chegou ao fim nesta quinta-feira (15) a Africa’s Travel Indaba 2025, um dos maiores eventos de Turismo do continente africano, realizado em Durban, na África do Sul. Em números gerais, a feira somou 1 mil hosted buyers de 55 países, mais de 1,3 mil expositores e 27 países africanos representados no evento com três destinos estreantes (Burquina Fasso, Chade e Santa Helena).
O tema desta edição foi "África Ilimitada", ressaltando como diferencial as experiências que o continente oferece para todos os tipos de viajantes, desde os tradicionais safáris e lodges a outras opções de cultura, lifestyle e imersão na comunidade local.
A Chief Marketing Officer (CMO) do South African Tourism, Thembisile Sehloho, comemorou o crescimento da Indaba neste ano, que teve altas entre 5% e 12% considerando todos os indicadores.
"Nosso propósito é mostrar ao mundo o quanto somos diversos e que oferecemos experiências com curadoria. A Indaba funciona como plataforma para mostrar todo esse ecossistema e desenvolver nosso setor em diferentes perspectivas”
Thembisile Sehloho, CMO do South African Tourism
Thembisile ainda celebrou a presença dos 18 operadores da comitiva brasileira, pontuando que o principal aspecto considerado pela organização não é a quantidade, mas sim a qualificação destes profissionais. “O mais importante é a qualidade dos buyers que nos visitam. Queremos encorajar mais profissionais qualificados a nos conhecerem melhor”.
Segundo a CMO, os resultados positivos da Indaba são frutos de uma cooperação entre diferentes esferas. “O segredo é a colaboração entre os setores privados e o governo, posicionando nossos destinos e explorando diferentes perspectivas e estilos de mercado. O Brasil é diferente dos Estados Unidos, que é diferente dos países da Europa. Devemos engajar nossos consumidores e deixar claro que a África é muito mais do que o que já conhecemos, de maneira que seja possível mostrar o nosso valor”.

Turismo sul-africano em alta
No primeiro trimestre de 2025, a África do Sul recebeu cerca de 2,6 milhões de turistas, refletindo um crescimento de 5,7% em comparação ao mesmo período de 2024.
Recentemente, a SAT lançou sua nova campanha global, intitulada "South Africa Awaits — Come Find Your Joy!". O objetivo é convidar os viajantes a redescobrir o seu senso de admiração e desfrutar da alegria que uma viagem à África do Sul pode proporcionar.
Por Marcos Martins, especial para o Portal PANROTAS, que viaja a convite do South African Tourism, com seguro viagem Intermac