Filip Calixto   |   02/05/2025 17:15

Caruaru dá largada à temporada junina com festa para 3,5 milhões de pessoas

Expectativa da prefeitura é superar 2024, quando foram movimentados R$ 688 milhões

PANROTAS / Rodrigo Vieira
A cidade, que fica a 136 quilômetros do Recife, se transforma em um grande polo cultural e turístico durante os festejos juninos
A cidade, que fica a 136 quilômetros do Recife, se transforma em um grande polo cultural e turístico durante os festejos juninos

Com mais de 1,4 mil atrações distribuídas em 27 polos ao longo de 65 dias de programação, Caruaru, no Agreste pernambucano, se consolida mais uma vez como um dos principais destinos do São João no Brasil. A festa teve início em uma comunidade rural do município e segue até o dia 28 de junho, prometendo movimentar a economia local e atrair multidões de todo o País.

O pontapé inicial foi dado com o "São João na Roça", evento itinerante que percorre 13 comunidades da zona rural levando trios pé de serra, grupos de bacamarteiros, quadrilhas, companhias de dança e bandas de pífanos. Além de descentralizar as comemorações, o projeto também valoriza a cultura popular e oferece visibilidade a artistas regionais. A abertura contou com shows de Geraldinho Lins e Assisão, ícones do forró tradicional.

Com o tema "De fazenda à capital do São João", a edição 2025 reforça o título de Caruaru como Capital do Forró. A programação destaca a música nordestina, com 83% dos artistas representando gêneros como xote, baião e arrasta-pé. Nomes como Benil, Irah Caldeira e Josildo Sá se apresentam nos palcos da zona rural, enquanto estrelas nacionais sobem ao palco principal.

Entre as atrações confirmadas estão Ivete Sangalo, Wesley Safadão, Elba Ramalho, João Gomes, Solange Almeida, Dorgival Dantas, Léo Santana, Matheus e Kauan, Xand Avião, Bruno & Marrone e Zezé Di Camargo. A festa também abre espaço para estreantes como Vanessa da Mata, Filhos de Gandhy, Léo Foguete, Seu Desejo e Tribo de Jah, além de atrações de MPB, axé, reggae, samba, rap, pagode, gospel e outras manifestações culturais como poesia, dança e teatro.

A expectativa da prefeitura é repetir — ou até superar — os resultados de 2024, quando foram movimentados R$ 688 milhões e criados mais de 20 mil empregos diretos e indiretos. A ocupação da rede hoteleira chegou a 100% e 98% do público aprovou a festa.

“Estamos preparando uma estrutura pronta para atender às expectativas do nosso público, bem como uma festa que valoriza a nossa cultura, mas dá também oportunidade de crescimento para os comerciantes e empresários da nossa cidade. Este será o maior, mais seguro e mais sustentável São João que Caruaru já viu”, afirmou o prefeito Rodrigo Pinheiro.

A cidade, que fica a 136 quilômetros do Recife, se transforma em um grande polo cultural e turístico durante os festejos juninos, reafirmando sua importância no calendário cultural do país.

Quer receber notícias como essa, além das mais lidas da semana e a Revista PANROTAS gratuitamente?
Entre em nosso grupo de WhatsApp.

Tópicos relacionados