Pedro Menezes   |   23/06/2025 14:34

Catar fecha espaço aéreo em meio a ameaças de retaliação iraniana contra EUA

Fechamento do espaço aéreo levou ao desvio imediato de voos com destino ao Aeroporto Internacional de Doha

Divulgação/Hamad Airport
Aeroporto Internacional Hamad, em Doha
Aeroporto Internacional Hamad, em Doha

Em uma decisão emergencial, o governo do Catar suspendeu temporariamente todo o tráfego aéreo em seu espaço aéreo nesta segunda-feira (23). A medida foi anunciada pelo Ministério das Relações Exteriores do país, que citou "preocupações com a segurança de cidadãos, residentes e visitantes" após o aumento das tensões regionais e ameaças explícitas de retaliação do Irã aos Estados Unidos.

O fechamento do espaço aéreo levou ao desvio imediato de voos com destino ao Aeroporto Internacional Hamad, em Doha, segundo informações do FlightRadar24. Companhias internacionais, incluindo a Qatar Airways — uma das maiores da região —, começaram a redirecionar suas aeronaves para aeroportos alternativos.

Além de ser a casa da Qatar Airways, o país do Golfo abriga a base aérea de Al Udeid, fundamental para as operações das forças armadas norte-americanas no Oriente Médio — o que o coloca no centro da disputa geopolítica. Apesar de classificar o fechamento como “temporário”, o governo do Qatar não detalhou a natureza da ameaça nem forneceu previsão para a reabertura do espaço aéreo.

Fonte: Economic Times.

Quer receber notícias como essa, além das mais lidas da semana e a Revista PANROTAS gratuitamente?
Entre em nosso grupo de WhatsApp.

Tópicos relacionados

Foto de Pedro Menezes

Conteúdos por

Pedro Menezes

Pedro Menezes tem 3902 conteúdos publicados no Portal PANROTAS. Confira!

Sobre o autor

Natural do Rio de Janeiro, Pedro Menezes é bacharel em Comunicação Social/Jornalismo e atua há 12 anos na imprensa especializada em Turismo. Atualmente, é editor do maior portal brasileiro voltado a profissionais do setor, com base em São Paulo. O jornalista tem experiência em cobertura nacional e internacional de feiras, congressos e eventos, além de pautas de política e economia ligadas ao Turismo.