Embratur prepara plano focado na internacionalização do Estado do Amapá
Iniciativa visa capacitar gestores em áreas como sustentabilidade, inteligência de dados e inovação

A Embratur apresentou, na última quarta-feira (5), os detalhes do Programa Novas Rotas, que deverá ser implementado no Amapá nos próximos meses. A proposta tem como objetivo promover o Estado, colocando-o na rota do Turismo internacional por meio de articulação institucional, capacitação técnica e promoção de experiências turísticas.
Em formato virtual, o encontro teve a participação das secretarias de Turismo e de Cultura do Estado do Amapá. Dezesseis municípios amapaenses também foram representados na reunião preparatória para a execução do Novas Rotas.
O presidente da Embratur, Marcelo Freixo, destacou que
“o Amapá é um tesouro ainda pouco conhecido pelos turistas estrangeiros e isso precisa mudar. A ideia é desenvolver o Turismo com um olhar atento à valorização cultural, à conservação ambiental e ao fortalecimento da economia local”.
O programa Novas Rotas foi criado pela Embratur como uma estratégia para descentralizar o Turismo internacional no Brasil. A proposta é capacitar Estados e municípios com potencial turístico ainda pouco explorado, oferecendo suporte técnico em três áreas estratégicas: sustentabilidade, inteligência de dados e inovação tecnológica.
Capacitação
O programa prevê ainda uma capacitação presencial, conduzida por equipe técnica da Embratur, com foco em temas como comportamento dos turistas estrangeiros, práticas sustentáveis e análise de dados para identificar mercados emissores. Além disso, será lançada uma plataforma educacional on-line de ensino à distância, voltada a qualificação de empreendedores e gestores locais.
“Não se trata apenas de promover capitais. O programa foi pensado para incluir também municípios menores com vocação turística. Queremos prepará-los para receber visitantes com autenticidade e qualidade”, explicou Freixo.
Amapá na Sapucaí
Marcelo Freixo destacou ainda o momento de visibilidade que o Amapá viverá em 2026, com o enredo da Estação Primeira de Mangueira no Carnaval do Rio de Janeiro, que homenageará o amapaense Mestre Sacaca, símbolo da Amazônia Negra. “O Carnaval é uma das grandes vitrines culturais do mundo. O Estado será tema de ensaios, reportagens e debates durante meses. É uma chance única de mostrar ao planeta a verdadeira riqueza do Amapá que consiste em seu povo, sua floresta e sua cultura”, afirmou.
Dados
De janeiro a abril deste ano, o Amapá recebeu 16,8 mil turistas estrangeiros, um aumento de 54,5% em relação ao mesmo período de 2024. Os principais países emissores foram França, Estados Unidos, Reino Unido, Canadá e Peru.
Compromisso coletivo
O encontro desta quinta-feira reuniu representantes do Turismo amapaense. Esses gestores foram apontados como peças-chave para a implementação local do programa. Para Freixo, o sucesso do Novas Rotas depende, principalmente, do engajamento dos agentes locais.
“Nosso papel é oferecer ferramentas e suporte. Mas quem transforma o Turismo de um território são as pessoas que vivem e conhecem esse lugar. O Amapá está pronto para o mundo, e o mundo precisa conhecer o Amapá.”
Novas Rotas
Lançado em abril deste ano, o Novas Rotas marca o início de uma série de ações em todo o País, incluindo capacitações em sustentabilidade, dados e inovação, voltadas para gestores públicos, empresários, operadores de Turismo e demais atores do setor. “A ideia é mostrar ao mundo que o Brasil é muito mais do que seus cartões-postais tradicionais. Queremos revelar novas paisagens, culturas e experiências, de forma sustentável, inteligente e inovadora”, garante Marcelo Freixo.