Pedro Menezes   |   09/06/2025 10:16

Japão estuda exigir seguro viagem para turistas

Medida visa reduzir número de estrangeiros que recebem atendimento médico e deixam o país sem pagar contas

Pixabay
Além disso, autoridades de imigração devem passar a ter acesso ao histórico de inadimplência médica dos visitantes<br/><br/>
Além disso, autoridades de imigração devem passar a ter acesso ao histórico de inadimplência médica dos visitantes

O governo japonês estuda implementar regras mais rígidas para turistas estrangeiros, exigindo seguro viagem para entrar no país. Além disso, autoridades de imigração devem passar a ter acesso ao histórico de inadimplência médica dos visitantes.

A proposta deve constar na revisão anual de políticas econômicas e fiscais do governo, prevista para as próximas semanas. A intenção é coibir casos de turistas que utilizam os serviços de saúde japoneses e deixam o país sem quitar suas dívidas.

De acordo com uma pesquisa do Ministério da Saúde do Japão feita com cerca de 5,5 mil instituições médicas, em setembro de 2024, 11.372 turistas estrangeiros receberam atendimento médico no país. Destes, 0,8% não pagaram suas contas, gerando um prejuízo estimado em US$ 427 mil.

Uma pesquisa realizada pela Agência de Turismo do Japão entre outubro de 2023 e fevereiro de 2024 revelou que quase 30% dos visitantes estrangeiros não tinham nenhum tipo de seguro saúde durante a estadia no país.

Fonte: The Independent

Quer receber notícias como essa, além das mais lidas da semana e a Revista PANROTAS gratuitamente?
Entre em nosso grupo de WhatsApp.

Tópicos relacionados

Foto de Pedro Menezes

Conteúdos por

Pedro Menezes

Pedro Menezes tem 3778 conteúdos publicados no Portal PANROTAS. Confira!

Sobre o autor

Natural do Rio de Janeiro, Pedro Menezes é bacharel em Comunicação Social/Jornalismo e atua há 12 anos na imprensa especializada em Turismo. Atualmente, é editor do maior portal brasileiro voltado a profissionais do setor, com base em São Paulo. O jornalista tem experiência em cobertura nacional e internacional de feiras, congressos e eventos, além de pautas de política e economia ligadas ao Turismo.