Beatriz Contelli   |   14/07/2025 14:52

Cânion do Peruaçu é o nono sítio nacional a receber titulo de Patrimônio Mundial da Unesco

Agora o Brasil possui nove patrimônios naturais reconhecidos pela instituição


Getty Images
Cânion do Peruaçu
Cânion do Peruaçu

A Unesco reconheceu mais um Patrimônio Mundial Natural no Brasil: o Cânion do Peruaçu, em Minas Gerais. O título foi dado com base em sua relevância geológica, arqueológica, ecológica e paisagística. A Unidade de Conservação é uma importante atração turística do Estado e atrai milhares de visitantes todos os anos.

O Cânion fica localizado no Parque Nacional Cavernas do Peruaçu, unidade de conservação criada em 1999, com uma área de 56 mil hectares. A decisão foi anunciada na 47ª Sessão do Comitê do Patrimônio Mundial, em Paris, na França.

O Parque foi estruturado recentemente e possui trilhas, mirantes e passarelas de proteção a sítios arqueológicos. Todas as visitas são com condução obrigatória de condutores credenciados pelo ICMBio. Em 2024, a unidade recebeu 14 mil visitas.

Lá os turistas encontram a Gruta do Janelão, a Trilha do Arco do André, as grutas Bonita, do Índio, Lapa do Boquête, Lapa dos Desenhos, Gruta do Rezar, Gruta do Caboclo e Gruta do Carlúcio. Vários dos atrativos contam com paredões com pinturas rupestres.

Além do Peruaçu, outros oito sítios naturais brasileiros já receberam o título da Unesco. Com o Cânion do Peruaçu, o país passa a ter 25 títulos de Patrimônio Mundial, sendo 15 culturais, nove naturais e um misto.

Quer receber notícias como essa, além das mais lidas da semana e a Revista PANROTAS gratuitamente?
Entre em nosso grupo de WhatsApp.

Tópicos relacionados