Filip Calixto   |   29/07/2025 13:39

Espírito Santo se reposiciona como destino de experiências completas no PANROTAS Next

Estado aposta na diversidade e integração de atrativos para conquistar novos mercados

PANROTAS / Filip Calixto
Paulo Maia é empresário do ramo de Turismo no Espírito Santo e representa Secretaria de Turismo e Sebrae capixabas non PANROTAS Next Cuiabá
Paulo Maia é empresário do ramo de Turismo no Espírito Santo e representa Secretaria de Turismo e Sebrae capixabas non PANROTAS Next Cuiabá

CUIABÁ (ES) - A convite da Secretaria de Estado do Turismo do Espírito Santo e do Sebrae-ES, o empresário Paulo Maia voltou ao palco do PANROTAS Next, agora em Cuiabá, para falar sobre o momento e os diferenciais do Estado no segmento do Turismo.

No evento desta manhã, mais uma vez, Maia enfatizou o desejo do Estado em se firmar no radar do Turismo nacional como um destino que entrega experiências integradas, autênticas e surpreendentes - com praia, montanha, cultura, gastronomia, aventura, religiosidade e mais, em perfeita harmonia.

"Chegou a hora do Espírito Santo", afirmou Maia, ao destacar o momento estratégico vivido pelo destino, fruto da união entre Sebrae, Governo do Estado, Fecomércio e iniciativa privada para fortalecer sua presença no mercado turístico brasileiro.

A proposta é oferecer ao viajante uma jornada que começa nas praias tropicais e pode, em menos de uma hora, chegar às montanhas de clima ameno — um contraste climático que o empresário considera um dos maiores diferenciais do Estado.

"Você sai de Vitória com 30°C e em 40 minutos está em Domingos Martins, com 17°C nas montanhas"

Paulo Maia

Um destino, muitas experiências

Mas não é só a geografia que faz do Espírito Santo um destino versátil. A diversidade cultural e gastronômica foi amplamente destacada, com a colonização italiana como protagonista.

A cidade de Santa Teresa, primeira colônia italiana do Brasil, simboliza essa herança viva, refletida em experiências autênticas e pratos típicos que encantam os visitantes. Moqueca capixaba, torta capixaba e o socol dividem espaço com premiadas cervejas artesanais. "Como já dizia o poeta Cacau Monjardim: moqueca capixaba, o resto é peixada", brincou Paulo, reforçando a identidade local como trunfo turístico.

Turismo religioso e conectividade

Outro pilar relevante do reposicionamento do destino é o turismo religioso. O Convento da Penha, em Vila Velha, movimenta milhões de fiéis todos os anos, com destaque para as romarias de abril que mobilizam mais de um milhão de pessoas. O Santuário Nacional de São José de Anchieta, fundado em 1578, reforça o apelo histórico e espiritual da região, especialmente após a canonização do santo em 2014.

Para sustentar esse crescimento, a infraestrutura do Estado também vem sendo fortalecida. O aeroporto de Vitória foi eleito o terceiro melhor do Brasil e a malha aérea regional permite conexões estratégicas. De Cuiabá, por exemplo, é possível chegar ao Espírito Santo com apenas uma escala, e o voo direto de Florianópolis a Vitória já dura menos de quatro horas.

Ao encerrar sua fala, Paulo Maia fez um convite direto aos agentes de viagens presentes: “Tenho certeza de que vocês vão colocar esse produto na prateleira. O Espírito Santo é um destino fantástico, pronto para surpreender seus clientes com tudo o que oferece — e tudo em um só lugar”.

O PANROTAS Next Cuiabá é patrocinado por Bahia Turismo, Copa Airlines, CVC, Europ Assistance, Governo da Bahia, Turismo de Curaçao, Turismo do Paraná, Setur-ES com Sebrae, Visual Turismo, com o apoio do Deville Cuiabá e Trade Turismo.

Quer receber notícias como essa, além das mais lidas da semana e a Revista PANROTAS gratuitamente?
Entre em nosso grupo de WhatsApp.

Tópicos relacionados