Número de brasileiros no Japão cresce 70% em 2024 e avança ainda mais em 2025
Isenção de visto tornou o Japão claramente mais acessível e atraente para os viajantes brasileiros

A isenção de visto para turistas brasileiros, que entrou em vigor em setembro de 2023, teve um impacto significativo no número de visitantes provenientes do do Brasil. Em 2023, cerca de 50,6 mil brasileiros visitaram o Japão, número que pulou para 85,6 mil turistas em 2024, um crescimento expressivo de 69%.
De acordo com o diretor da JNTO (Organização Nacional do Turismo Japonês), Susumo Matsumoto, em entrevista ao Portal PANROTAS, o país está observando um crescimento ainda mais expressivo em 2025, ano que marca o 130º aniversário das relações diplomáticas entre Japão e Brasil.
"A isenção de visto para turistas brasileiros, que entrou em vigor em setembro de 2023, teve um impacto significativo no número de visitantes vindos do Brasil. Em 2023, cerca de 50.600 brasileiros visitaram o Japão. Esse número aumentou para aproximadamente 85.600 em 2024, e estamos observando um crescimento ainda mais expressivo em 2025, ano que marca o 130º aniversário das relações diplomáticas entre Japão e Brasil. A isenção de visto tornou o Japão claramente mais acessível e atraente para os viajantes brasileiros, transformando o que antes era visto como uma viagem dos sonhos em uma realidade mais próxima e possível"
Susumo Matsumoto, diretor da JNTO

Susumo lembra que o Japão bateu recordes de visitantes internacionais em 2024. Segundo ele, um dos principais fatores que explicam o aumento no número de visitantes internacionais foi a mudança de mentalidade dos viajantes após a pandemia, com muitas pessoas priorizando conhecer os destinos com que sempre sonharam, em vez de adiar essas viagens para o futuro.
"E o Japão tem se beneficiado bastante dessa tendência, com viajantes de todo o mundo, incluindo da América Latina, decidindo que este é o momento de visitar o país. Os mercados latino-americanos, especialmente o Brasil, têm apresentado um crescimento promissor", destacou Susumo.
Promoção da JNTO no Brasil
Embora destinos icônicos como Tóquio, Quioto e Osaka continuem populares entre os turistas brasileiros, a JNTO tem observado um interesse crescente por uma variedade de experiências em todo o território do país.
"Alguns viajantes brasileiros demonstram grande interesse em visitar Hokkaido no inverno, enquanto outros têm curiosidade pelas praias de Okinawa. A florada das cerejeiras na primavera e a beleza dos tons acobreados das folhas no outono também despertam bastante interesse entre os brasileiros e podem ser contempladas em diferentes províncias"
Susumo Matsumoto, diretor da JNTO
A JNTO promove ativamente essas regiões menos conhecidas por meio das redes sociais e d site oficial, onde é possível conferir experiências voltadas a diferentes perfis de interesse. "Além disso, contamos com o Desk de Informações Turísticas na Japan House São Paulo, onde auxiliamos os viajantes a descobrir destinos que atendam às suas curiosidades e preferências específicas", complementa o diretor.

E para chegar, segundo Susumo, há uma variedade de opções convenientes via América do Norte, Europa e Oriente Médio. "Essas rotas oferecem flexibilidade e preços competitivos em comparação a outros destinos de longa distância. Mantemos contato próximo com as companhias aéreas e acreditamos que o Japão já está muito mais próximo, tanto física quanto emocionalmente, do que muitas pessoas imaginam", revelou ele.
Principais pontos de interesse no momento
"No nosso Desk de Informações Turísticas na Japan House São Paulo, recebemos uma grande variedade de consultas de viajantes brasileiros entusiasmados. Dentre os principais pontos de interesse estão a rica cultura gastronômica, a cerâmica e a arte de forma geral. Neste ano, a Expo 2025, em Osaka, tem gerado grande expectativa, e muitos brasileiros têm manifestado interesse em participar. Dada a longa viagem, a maioria costuma permanecer no Japão por cerca de duas semanas, a fim de aproveitar ao máximo a experiência"
Susumo Matsumoto, diretor da JNTO