Filip Calixto   |   29/07/2025 11:35
Atualizada em 29/07/2025 19:01

Temporada de avistamento de baleias reforça Turismo sustentável na Bahia

Temporada de avistamento é destaque da Setur-BA no PANROTAS Next Cuiabá

PANROTAS / Filip Calixto
Luiz Castro, executivo da Secretaria de Turismo da Bahia (Setur-BA)
Luiz Castro, executivo da Secretaria de Turismo da Bahia (Setur-BA)

CUIABÁ (MT) - A temporada de avistamento de baleias-jubarte na Bahia foi destaque na programação na participação da Secretaria de Turismo baiana no PANROTAS Next, que acontece nesta terça-feira (29), no Deville Cuiabá.

Representando a Secretaria de Turismo da Bahia (Setur-BA), o executivo Luiz Castro apresentou a força do Turismo de natureza como vetor estratégico do Estado, especialmente durante o período de chegada das jubartes à costa baiana, entre julho e outubro.

Segundo Castro, os avistamentos, que ocorrem principalmente em áreas como a Baía de Todos-os-Santos, atraem visitantes nacionais e estrangeiros e movimentam a cadeia turística de forma sustentável. Para impulsionar a atividade, a Setur-BA promoveu recentemente um passeio de familiarização com agências e imprensa especializada, além de uma capacitação on-line voltada a profissionais que atuam nos passeios embarcados.

O treinamento abordou boas práticas ambientais, segurança e comportamento das jubartes, destacando protocolos de aproximação, controle de ruídos e formas de minimizar o impacto das embarcações no habitat marinho.

O evento em Cuiabá marca a quarta edição do PANROTAS Next em 2025 e reúne agentes de viagens e profissionais do setor para discutir tendências, produtos e oportunidades nos destinos brasileiros. A Bahia, que tem apostado na diversificação do seu portfólio turístico, também apresentou outras frentes de atuação como a promoção do São João como produto turístico estruturado e o fortalecimento do Turismo no interior.

Além das festas juninas e julinas - que movimentaram destinos como Lençóis, Santo Antônio de Jesus e Porto Seguro -, o Estado investe em conectividade aérea (com voos diretos para Paris e Madri), hotelaria de alto padrão e novos empreendimentos, como o parque aquático na Costa do Sauípe e a chegada da rede de luxo Anantara ao Baixio, seu primeiro projeto na América do Sul.

Com 16 aeroportos, dois deles internacionais, e mais de 3 mil empreendimentos hoteleiros espalhados pelo território, a Bahia se consolida como um dos estados mais preparados para receber diferentes perfis de turistas. Atualmente, são cerca de 20 segmentos turísticos organizados em 13 zonas, com destaque para iniciativas de turismo inclusivo voltadas ao público 60+, LGBTQIA+ e projetos de acessibilidade.

Durante o encontro, Luiz Castro reforçou que o Turismo baiano vive um novo momento. “Estamos ampliando nossa presença nacional com ações integradas, valorizando nossas riquezas naturais, culturais e estruturais. A temporada das jubartes é um exemplo claro de como o turismo pode ser sustentável, educativo e economicamente relevante ao mesmo tempo”, concluiu.

O PANROTAS Next Cuiabá é patrocinado por Bahia Turismo, Copa Airlines, CVC, Europ Assistance, Governo da Bahia, Turismo de Curaçao, Turismo do Paraná, Setur-ES com Sebrae, Visual Turismo, com o apoio do Deville Cuiabá e Trade Turismo.

Quer receber notícias como essa, além das mais lidas da semana e a Revista PANROTAS gratuitamente?
Entre em nosso grupo de WhatsApp.

Tópicos relacionados