México prepara visto eletrônico, mas Brasil deve ficar de fora; entenda
Fontes oficiais ouvidas pelo Portal PANROTAS afirmam que o Brasil ficará de fora da nova modalidade

O governo do México anunciou que nas próximas semanas entrará em vigor uma nova modalidade de visto eletrônico (E-Visa) para estrangeiros que ingressam no país por via aérea.
A medida, publicada no Diário Oficial da Federação no último dia 25, ainda não revela quais países se enquadrarão na nova modalidade de visto, o que deve ser divulgado em breve pelo Ministério das Relações Exteriores do México.
E o Brasil?
Fontes oficiais ouvidas pelo Portal PANROTAS afirmam que o Brasil ficará de fora da nova modalidade de visto. Então, entramos em contato com o Consulado Geral do México em São Paulo nesta semana, mas o órgão responde que está esperando uma posição oficial do Ministério.
Vale destacar que, anteriormente, já haviam sido feito anúncios sobre o retorno do visto eletrônico para brasileiros – o que não se concretizou. No ano passado, conforme noticiado pelo Portal PANROTAS, a governadora de Quintana Roo, Mara Lezama, chegou a anunciar oficialmente que o México implementaria o visto eletrônico e que isso facilitaria a entrada de brasileiros no país. A expectativa era de que a medida entrasse em vigor em maio de 2024, o que não ocorreu.
Jesús Almaguer, conselheiro da Associação de Hotéis de Cancún, Puerto Morelos e Isla Mujeres fez, em várias ocasiões, um chamado urgente ao governo federal para implementar ações imediatas que permitam recuperar a chegada de turistas sul-americanos ao México, em especial do Brasil e da Colômbia, que historicamente têm sido fundamentais para o setor turístico do país, como aponta o site Reportur.
Almaguer lembra que a crise se originou pela exigência de visto para turistas provenientes da Colômbia e do Brasil, o que provocou uma queda considerável na chegada de visitantes desses países. Enquanto isso, outros destinos do Caribe souberam aproveitar essa demanda, aumentando o fluxo de turistas sul-americanos, como República Dominicana, Aruba e Curaçao, que sentem alta importante no número de brasileiros a cada ano.
Como será o novo sistema de visto eletrônico do México
- O novo sistema de vistos, conhecido como Sistema de Autorização Eletrônica (SAE), é válido para quem viaja por via aérea, com permanência de até 180 dias no México com a finalidade de Turismo, trânsito ou negócios sem remuneração;
- Com o novo sistema, o procedimento, que hoje exige agendamento presencial em embaixadas ou consulados do México, será feito de forma 100% digital. O pedido de visto deve ser feito por meio de um portal on-line e preenchimento de formulário eletrônico, mediante pagamento de taxa de US$ 54;
- A autorização será emitida em formato digital, por meio de QR code, substituindo o visto físico.
Visto americano e passaportes europeus são aceitos no México
Quem já possui visto válido dos Estados Unidos, Canadá, Reino Unido, Japão ou de países do espaço Schengen, ou tem residência permanente em um desses países ou na Aliança do Pacífico (Chile, Colômbia, Peru), não precisa de visto para entrar no México — apenas a Forma Migratória Múltipla (FMM).
Ou seja, sem esses vistos ou residência, o brasileiro ainda deve seguir o procedimento tradicional para obter o visto mexicano via embaixada ou consulado.