Agora é oficial: visto mexicano volta a ser eletrônico para brasileiros
Diário Oficial do país da América do Norte decreta o retorno do modelo eletrônico para fevereiro de 2026

Agora é oficial. O visto mexicano voltará a ser eletrônico para brasileiros a partir de 5 de fevereiro de 2026. O governo do México decretou a retomada do modelo eletrônico da documentação para cidadãos brasileiros. A medida já foi publicada no Diário Oficial da Federação (DOF) e confirma a facilidade para a entrada de turistas e visitantes de negócios do Brasil.
O documento, assinado pela Secretária de Governo, Rosa Icela Rodríguez Velázquez, reforma o acordo anterior, de 26 de novembro de 2021, que determinava a aplicação temporal de visto físico em passaportes ordinários para brasileiros.
Com a nova publicação, fica estabelecido que os brasileiros possam ingressar no México com o visto eletrônico, desde que na condição de visitante sem permissão para realizar atividades remuneradas.
O texto publicado no Diário Oficial ressalta que a retomada do visto eletrônico busca alavancar a posição do México como destino turístico e de negócios e facilitar o trânsito entre os dois países.
Desde agosto de 2022, os brasileiros são obrigados a emitirem o visto físico nos consulados mexicanos para poder acessar o país da América do Norte.
O trade turístico do México celebra a decisão do governo, sobretudo com a aproximação da Copa do Mundo FIFA, que em 2026 acontece nos três países da América do Norte. A medida era um pleito dos segmentos hoteleiro e receptivo mexicanos, sobretudo do Caribe, que apontavam perdas significativas no fluxo de viajantes do Brasil para destinos como Cancún e Riviera Maya desde a suspensão da autorização eletrônica.
Visto americano é válido para o México
Quem já possui visto válido dos Estados Unidos não precisa de visto para entrar no México. Tal como vistos para Canadá, Reino Unido, Japão ou de países do espaço Schengen, ou quem tem residência permanente em um desses países ou na Aliança do Pacífico (Chile, Colômbia, Peru), também não precisa de visto para entrar no México — apenas a Forma Migratória Múltipla (FMM).
Sem essas condições, o brasileiro ainda deve seguir o procedimento tradicional para obter o visto mexicano via embaixada ou consulado até fevereiro de 2026.