EES: Portugal acaba com carimbos no passaporte e adota novo sistema de controle em outubro
País vai adotar novo sistema de controle no mesmo dia da implementação oficial anunciada pela UE

Você viu primeiro aqui no Portal PANROTAS que a União Europeia decidiu adiar a implementação do novo Sistema de Entrada/Saída (EES), medida de segurança fronteiriça da Europa da qual o ETIAS depende para ser colocado em prática. O sistema, que entraria em vigor no ano passado, enfim será lançado no próximo dia 12 de outubro.
A União Europeia já afirmou que o sistema será introduzido de forma faseada. Ou seja, ao invés de exigir que todos os estados-membros introduzam o sistema em suas fronteiras ao mesmo tempo, a UE implementará a medida gradualmente. Mas Portugal está na vanguarda deste novo sistema, como confirmou o Ministério dos Negócios Estrangeiros.
O país vai encerrar os tradicionais carimbos no passaporte e adotar o novo sistema de controle no mesmo dia da implementação oficial anunciada pela UE. O processo será totalmente digital e integrado com os restantes países Schengen. O carimbo manual, portanto, dará lugar a uma validação eletrónica, acompanhada da recolha de dados biométricos, como quatro impressões digitais e foto, feita logo na primeira entrada do viajante.
O EES aplica-se a cidadãos de países terceiros – ou seja, de fora da União Europeia – que pretendam permanecer até 90 dias num período de 180 dias, independentemente de necessitarem ou não de visto. O sistema permitirá registar entradas e saídas em tempo real, além de detetar automaticamente estadias que ultrapassem o limite legal.
A mudança será feita de forma faseada em todos os países Schengen e deverá estar concluída até abril de 2026. O sistema será progressivamente expandido também a portos marítimos e fronteiras terrestres. No caso de Portugal, a operação será coordenada pelo SSI em articulação com PSP, GNR, ANA Aeroportos e Anac.