Pedro Menezes   |   05/09/2025 17:22
Atualizada em 05/09/2025 17:23

Empresa portuguesa vence leilão do Túnel Santos–Guarujá; obras vão até 2030

Túnel se soma a outra obra aguardada: o Aeroporto do Guarujá, que deve iniciar operações em 2026

Henrique Filho/MPor
Obra promete encurtar a travessia de até uma hora para apenas dois minutos, substituindo a atual dependência de balsas
Obra promete encurtar a travessia de até uma hora para apenas dois minutos, substituindo a atual dependência de balsas

Após mais de um século de espera, o aguardado Túnel Imerso Santos–Guarujá enfim sairá do papel. O projeto foi oficialmente a leilão nesta sexta-feira (5), na sede da B3, em São Paulo. A empresa Mota-Engil Latam Portugal foi a ganhadora e agora será a responsável por construir, operar e manter a ligação entre as duas cidades litorâneas pelos próximos 30 anos, em contrato estimado em R$ 6,8 bilhões.

A obra promete encurtar a travessia de até uma hora para apenas dois minutos, substituindo a atual dependência de balsas, que transportam diariamente milhares de pedestres, ciclistas e motoristas pelo canal do Porto de Santos. Estima-se que a obra beneficie diretamente mais de 36 mil usuários por dia

O túnel terá 1,5 km de extensão, sendo 870 metros submersos, com seis faixas de tráfego, ciclovia, passagem para pedestres e espaço reservado para o futuro VLT (Veículo Leve sobre Trilhos). Sistemas de monitoramento, segurança e controle inteligente de tráfego garantirão eficiência operacional.

Divulgação
Túnel se soma a outra obra aguardada: o Aeroporto Civil Metropolitano do Guarujá, previsto para iniciar operações comerciais já em 2026
Túnel se soma a outra obra aguardada: o Aeroporto Civil Metropolitano do Guarujá, previsto para iniciar operações comerciais já em 2026

O túnel se soma a outra obra aguardada: o Aeroporto Civil Metropolitano do Guarujá, previsto para iniciar operações comerciais já em 2026. Juntos, os empreendimentos devem impulsionar o Turismo, atrair novos investimentos e gerar empregos.

O leilão atraiu a atenção de gigantes estrangeiras da infraestrutura, entre elas a espanhola Acciona, que foi a grande vencedora do leião, e a portuguesa Mota-Engil, interessadas em executar a obra considerada histórica.

Desde os anos 1920, a população da região aguardava por uma ligação definitiva entre as duas cidades. Diversos projetos foram anunciados ao longo das décadas, mas obstáculos técnicos, ambientais e financeiros adiaram a concretização. Hoje, a promessa ganha corpo em um dos certames mais simbólicos da infraestrutura brasileira.

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Natural do Rio de Janeiro, Pedro Menezes é bacharel em Comunicação Social/Jornalismo e atua há 12 anos na imprensa especializada em Turismo. Atualmente, é editor do maior portal brasileiro voltado a profissionais do setor, com base em São Paulo. O jornalista tem experiência em cobertura nacional e internacional de feiras, congressos e eventos, além de pautas de política e economia ligadas ao Turismo.

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