Praia, montanha e diversidade cultural: Espírito Santo e sua oferta no PANROTAS Next
Paulo Maia apresentou os atrativos do Estados na última etapa do evento itinerante, em Uberlândia (MG)

UBERLÂNDIA (MG) – Os participantes do PANROTAS Next em Uberlândia, no interior de Minas Gerais,. conheceram um pouco mais sobre o Estado do Espírito Santo pelo olhar de Paulo Maia, empresário e representante do Visit Espírito Santo, que destacou os atrativos do destino e a importância de ele estar na prateleira dos agentes de viagens.
“O Espírito Santo é um produto novo e, por meio de um conjunto de ações, com Sebrae, Setur-ES, FecomercioES, estamos colocando na prateleira dos agentes de viagens. Vale destacar a faixa litorânea de 410 quilômetros e o fato de que, em nosso Estado, o turista é o protagonista da sua experiência e ele não vai ao destino só para visitar, mas também para participar dos atrativos”, comenta Maia.
Ele conta que, por lá, entre os meses de maio e outubro, os visitantes podem avistar baleias Jubarte e fazer a observação de aves. Entre os atrativos gastronômicos, Maia destaca os cafés da região das montanhas, a colheita de morango (a maior empresa produtora de morango do Brasil fica no Espírito Santo) e os queijos.
"Também ressalto a diversidade cultural. Temos aldeias indígenas, quilombolas, a cultura italiana. O Espírito Santo é o berço da colonização italiana no Brasil. A primeira cidade colonizada por italianos no País é Santa Teresa", revela.
Turismo religioso no Espírito Santo
Além da natureza, da oferta gastronômica e da diversidade cultural, outro destaque do Espírito Santo é o Turismo religioso. Um ponto turístico importante do destino é o Santuário de São José de Anchieta, que fica a cerca de 100 quilômetros da capital Vitória.
"Esse santuário foi construído em 1579 pelo Padre José de Anchieta, um dos fundadores de São Paulo. Também temos o Convento da Penha, localizado em Vila Velha. Em abril, foi realizada a Romaria das Famílias, que é um percurso de 14 quilômetros e sai do centro de Vitória até a prainha, reunindo milhares de pessoas. Vale destacar a Festa da Penha que, neste ano, reuniu mais de 2,7 milhões de fiéis", conta.
Por fim, Maia ainda falou sobre o aeroporto do Espírito Santo, que está entre os três melhores do Brasil, e da infraestrutura hoteleira, tanto na capital, nas montanhas, quanto no litoral do Estado.
O destino Espírito Santo participa do PANROTAS Next Santos por meio de uma parceria com o Sebrae-ES, a Setur-ES e o Conselho Estadual de Turismo.
O PANROTAS Next Uberlândia é patrocinado por Bahia Turismo, Governo do Estado da Bahia, Civitatis, Copa Airlines, Curaçao, CVC, E-HTL Viagens, Governo do Estado do Espírito Santo, Europ Assistance, Mato Grosso do Sul, Paraná, Visual Turismo, Center Convention, Infotera e apoio da Prefeitura de Fortaleza.