Rodrigo Vieira   |   14/10/2025 17:26
Atualizada em 14/10/2025 17:27

Turismo esportivo motiva brasileiros a irem à Espanha; veja estudo

Mais de 5,1 milhões de turistas latino-americanos viajaram à Espanha motivados pelo futebol

Divulgação
O espanhol Real Madrid é um dos principais times de futebol do mundo e um vetor de atração turística à Espanha
O espanhol Real Madrid é um dos principais times de futebol do mundo e um vetor de atração turística à Espanha

Mais de 5,1 milhões de turistas latino-americanos viajaram à Espanha motivados pelo futebol no último ano. Considerando que La Liga, o campeonato nacional de futebol do país europeu tem uma altíssima taxa de engajamento no País, com 416 milhões de interações digitais nos últimos três anos, essa é mais uma oportunidade que os agentes de viagens podem aproveitar.

O relatório “A jogada que marca o destino”, realizado pela Chubb Seguros aponta que 67% da presença digital da La Liga — medida por interações, comentários e menções — vem da América Latina, onde mais de 5,1 milhões de turistas da região viajaram à Espanha motivados pelo Turismo esportivo.

Divulgação/ FC Barcelona
Camp Nou, em Barcelona, um dos templos do futebol mundial
Camp Nou, em Barcelona, um dos templos do futebol mundial

Além disso, a pesquisa mostra que o gasto médio de um turista esportivo é 47% maior do que o de um viajante convencional, demonstrando que a experiência de assistir a uma partida no Santiago Bernabéu, Camp Nou ou Riyadh Air Metropolitano vai muito além do esporte e se torna um motor econômico para hotéis, restaurantes, transporte e comércio local na Espanha.

"La Liga não é vivida apenas nos estádios, mas também nas redes sociais, onde milhões de torcedores compartilham sua paixão. Cada interação é uma oportunidade para reforçar a importância da proteção durante as viagens esportivas. Na Chubb, enxergamos o poder dessas plataformas como um canal essencial para oferecer soluções de segurança adaptadas às necessidades dos viajantes”, afirma o vice-presidente regional de Seguro Viagem da Chubb na América Latina, Lucas Burón.

No Brasil, três em cada quatro viajantes afirmam já ter visitado um destino motivado por algum evento ou experiência esportiva, aponta o estudo. Além disso, 68% deles dizem ser muito provável que escolham o próximo destino justamente pela possibilidade de vivenciar uma atividade relacionada ao esporte — um indicativo claro de como o Turismo esportivo vem ganhando força no País.

Principais destaques sobre Turismo esportivo do estudo da Chubb Seguros

  • Mais de 5,1 milhões de turistas latino-americanos viajaram à Espanha motivados pelo futebol;
  • 3 em cada 5 viajantes mexicanos visitaram um evento ou local esportivo, como estádios ou museus de futebol;
  • O gasto de um turista esportivo é 47% maior do que o de um turista tradicional;
  • 67% da presença digital da La Liga vem da América Latina;
  • Há uma alta correlação (r = 0,82) entre o interesse pela La Liga e o desejo de viajar à Espanha.

Quer receber notícias como essa, além das mais lidas da semana e a Revista PANROTAS gratuitamente?
Entre em nosso grupo de WhatsApp.

Tópicos relacionados

Foto de Rodrigo Vieira

Conteúdos por

Rodrigo Vieira

Rodrigo Vieira tem 7194 conteúdos publicados no Portal PANROTAS. Confira!

Sobre o autor

Rodrigo Vieira é jornalista com 12 anos de especialização na indústria de Turismo, todo esse tempo orgulhosamente na PANROTAS. Sua maior satisfação profissional é quando, por meio de seu trabalho, ajuda um agente de viagens a obter êxito. Conhece 30 países e ama viajar para o Exterior, mas jamais moraria fora do melhor destino de todos, o Brasilzão.