Turismo esportivo motiva brasileiros a irem à Espanha; veja estudo
Mais de 5,1 milhões de turistas latino-americanos viajaram à Espanha motivados pelo futebol

Mais de 5,1 milhões de turistas latino-americanos viajaram à Espanha motivados pelo futebol no último ano. Considerando que La Liga, o campeonato nacional de futebol do país europeu tem uma altíssima taxa de engajamento no País, com 416 milhões de interações digitais nos últimos três anos, essa é mais uma oportunidade que os agentes de viagens podem aproveitar.
O relatório “A jogada que marca o destino”, realizado pela Chubb Seguros aponta que 67% da presença digital da La Liga — medida por interações, comentários e menções — vem da América Latina, onde mais de 5,1 milhões de turistas da região viajaram à Espanha motivados pelo Turismo esportivo.

Além disso, a pesquisa mostra que o gasto médio de um turista esportivo é 47% maior do que o de um viajante convencional, demonstrando que a experiência de assistir a uma partida no Santiago Bernabéu, Camp Nou ou Riyadh Air Metropolitano vai muito além do esporte e se torna um motor econômico para hotéis, restaurantes, transporte e comércio local na Espanha.
"La Liga não é vivida apenas nos estádios, mas também nas redes sociais, onde milhões de torcedores compartilham sua paixão. Cada interação é uma oportunidade para reforçar a importância da proteção durante as viagens esportivas. Na Chubb, enxergamos o poder dessas plataformas como um canal essencial para oferecer soluções de segurança adaptadas às necessidades dos viajantes”, afirma o vice-presidente regional de Seguro Viagem da Chubb na América Latina, Lucas Burón.
No Brasil, três em cada quatro viajantes afirmam já ter visitado um destino motivado por algum evento ou experiência esportiva, aponta o estudo. Além disso, 68% deles dizem ser muito provável que escolham o próximo destino justamente pela possibilidade de vivenciar uma atividade relacionada ao esporte — um indicativo claro de como o Turismo esportivo vem ganhando força no País.
Principais destaques sobre Turismo esportivo do estudo da Chubb Seguros
- Mais de 5,1 milhões de turistas latino-americanos viajaram à Espanha motivados pelo futebol;
- 3 em cada 5 viajantes mexicanos visitaram um evento ou local esportivo, como estádios ou museus de futebol;
- O gasto de um turista esportivo é 47% maior do que o de um turista tradicional;
- 67% da presença digital da La Liga vem da América Latina;
- Há uma alta correlação (r = 0,82) entre o interesse pela La Liga e o desejo de viajar à Espanha.