Pedro Menezes   |   28/11/2025 15:04

35º Prêmio Europa de Comunicação tem artigo desclassificado por falta de originalidade

Após análise detalhada, o júri concluiu que um dos trabalhos não atendia ao requisito de originalidade

Edu Couto
Membros do júri e da Comissão Europeia de Turismo durante a Cerimônia de Premiação
Membros do júri e da Comissão Europeia de Turismo durante a Cerimônia de Premiação

A European Travel Commission (ETC) desclassificou um dos trabalhos finalistas do 35º Prêmio Europa de Comunicação após identificar possível violação do critério de originalidade. O caso, inédito na história do prêmio, veio à tona após o fim da cerimônia, quando a organização detectou que um dos artigos selecionados poderia reproduzir parcialmente uma obra já publicada.

O caso veio à tona nas redes sociais, após a autora original do artigo se pronunciar. De acordo com a ETC, a autora do conteúdo inscrito e a autora do material supostamente original foram imediatamente contatadas para apresentar suas versões Este foi o primeiro incidente envolvendo originalidade em 35 anos de premiação.

Após uma análise detalhada, o júri concluiu que o trabalho não atendia ao requisito de originalidade e determinou sua desqualificação. A entidade agradeceu a colaboração das duas jornalistas ao longo do processo. Com apuração e decisão, o prêmio foi concedido ao primeiro colocado suplente da categoria.

A entidade reforçou ainda as diretrizes de originalidade e precisão para as próximas edições. Entre as ações em análise estão orientações mais claras sobre o uso de fontes e materiais de terceiros, boas práticas para criação de conteúdo e possíveis ferramentas de inteligência artificial para apoiar a verificação da autenticidade dos trabalhos.

Comunicado oficial do Prêmio Europa de Comunicação

"O Prêmio Europa de Comunicação é uma iniciativa da European Travel Commission que reconhece jornalistas e criadores de conteúdo que contribuem para fortalecer a imagem da Europa como destino turístico de excelência para o público brasileiro. Em sua 35ª edição, o prêmio recebeu um recorde de 553 inscrições em três categorias. Todas foram avaliadas quanto a formato, tema, abrangência geográfica, data de publicação e canal de divulgação. Os trabalhos selecionados passaram pela análise de um júri independente, formado por profissionais de comunicação e turismo, que recomendou os vencedores com base na precisão das informações, clareza da linguagem, apelo geral e qualidade técnica.

Após a cerimônia, foi identificado que um dos artigos selecionados poderia não atender ao critério de originalidade. A ETC entrou em contato com a autora do trabalho inscrito e com a autora da obra supostamente original para ouvir suas versões. Após análise detalhada, concluiu-se que o trabalho não atendia ao requisito de originalidade e foi desqualificado. Agradecemos a cooperação de ambas as autoras durante o processo.

O prêmio foi então concedido ao primeiro colocado suplente da categoria.

Esta é a primeira vez que uma situação desse tipo ocorre em 35 anos de história do prêmio. Embora desapontadora, ela reflete o crescente interesse e prestígio do prêmio nos últimos anos. Diante do aumento de inscrições e da complexidade do processo de avaliação, a ETC estuda medidas para reforçar os critérios de originalidade e precisão nas próximas edições, como orientações mais claras sobre o uso de fontes e materiais de terceiros, boas práticas de criação de conteúdo e ferramentas de IA para apoiar a análise da autenticidade dos trabalhos".

Quer receber notícias como essa, além das mais lidas da semana e a Revista PANROTAS gratuitamente?
Entre em nosso grupo de WhatsApp.

Tópicos relacionados

Foto de Pedro Menezes

Conteúdos por

Pedro Menezes

Pedro Menezes tem 4484 conteúdos publicados no Portal PANROTAS. Confira!

Sobre o autor

Natural do Rio de Janeiro, Pedro Menezes é bacharel em Comunicação Social/Jornalismo e atua há 12 anos na imprensa especializada em Turismo. Atualmente, é editor do maior portal brasileiro voltado a profissionais do setor, com base em São Paulo. O jornalista tem experiência em cobertura nacional e internacional de feiras, congressos e eventos, além de pautas de política e economia ligadas ao Turismo.