Pedro Menezes   |   08/11/2025 14:44
Atualizada em 08/11/2025 15:55

Colonia del Sacramento, Patrimônio Mundial da Unesco, destaca alta de brasileiros

Com o verão se aproximando, destino se prepara para receber turistas em busca de tranquilidade e natureza

PANROTAS / Pedro Menezes
Martín Alvarez Ingold, diretor de Turismo de Colonia del Sacramento
Martín Alvarez Ingold, diretor de Turismo de Colonia del Sacramento

GRAMADO - Fundada por portugueses em 1680, a charmosa cidade uruguaia de Colonia del Sacramento celebra 30 anos de sua declaração como Patrimônio Mundial pela Unesco neste ano de 2025. É um momento especial para também apresentar seus atrativos ao público brasileiro, o que acontece no Festuris 2025.

Segundo o diretor de Turismo de Colonia del Sacramento, Martín Alvarez Ingold, o momento é de celebração, de fortalecimento do Turismo e de aproximação com o mercado brasileiro. “Temos muitas coisas que nos aproximam, o centro histórico, por exemplo, tem muita relação com portugueses e está em excelente estado. Há um verdadeiro laço de irmandade entre nossos povos", destacou ele.

Segundo Martín, a herança luso-brasileira está presente nas ruas de pedra, na arquitetura colonial e na hospitalidade local. Não só por isso, a Colonia vem registrando um aumento significativo de visitantes brasileiros, especialmente os que buscam experiências ligadas ao vinho e à gastronomia. A cidade está a 180 quilômetros da capital Montevidéu.

“Estamos recebendo muitos visitantes brasileiros que vêm atraídos pelo vinho. A cidade oferece 13 vinícolas turísticas, além de uma Rota do Vinho no oeste e uma Rota do Queijo no leste do departamento"

Martín Alvarez Ingold, diretor de Turismo de Colonia del Sacramento

Os atrativos de Colonia del Sacramento

Com o verão se aproximando, o destino se prepara para receber turistas em busca de tranquilidade e contato com a natureza. “São praias de águas doces, muito calmas, onde se respira tranquilidade e segurança. Por isso, muitos nos escolhem para passar o verão em Colonia”, disse Ingold.

Segundo ele, a cidade é ideal para famílias, que encontram um ambiente seguro e acolhedor. “Os visitantes nos dizem que podem deixar as crianças brincando tranquilamente, andar de bicicleta pelas ruas… É um destino onde se vive uma paz que não se encontra em outros lugares”, acrescentou.

Além das praias, Colonia aposta em segmentos como Turismo rural, religioso e de eventos, que mantêm o fluxo de visitantes durante todo o ano. “Colonia tem Turismo o ano inteiro. Temos praias, Turismo rural, Turismo religioso e estamos investindo muito no Turismo de eventos e feiras”, destacou o dirigente.

Como chegar?

Para o público brasileiro, a facilidade de acesso é um dos diferenciais. “Pode-se ir de carro, já que as rodovias uruguaias estão em ótimas condições”, explicou Ingold. A cidade está a uma hora e meia de voo de Montevidéu e também pode ser acessada por ferry a partir de Buenos Aires, em uma travessia de apenas 50 minutos.

“Muitos brasileiros vão a Buenos Aires e cruzam de ferry até Colonia del Sacramento, e vivem uma experiência muito bonita. Os brasileiros se apaixonam pela cidade, pelos nossos entardeceres, pela cultura e pelo nosso povo. Estamos preparados como anfitriões para receber e proporcionar uma experiência inesquecível ao turista"

Martín Alvarez Ingold, diretor de Turismo de Colonia del Sacramento

Não perca nenhuma notícia do Festuris. Clique aqui para ver o plantão de notícias da PANROTAS.

A PANROTAS viaja a convite do Festuris.

Quer receber notícias como essa, além das mais lidas da semana e a Revista PANROTAS gratuitamente?
Entre em nosso grupo de WhatsApp.

Tópicos relacionados

Foto de Pedro Menezes

Conteúdos por

Pedro Menezes

Pedro Menezes tem 4329 conteúdos publicados no Portal PANROTAS. Confira!

Sobre o autor

Natural do Rio de Janeiro, Pedro Menezes é bacharel em Comunicação Social/Jornalismo e atua há 12 anos na imprensa especializada em Turismo. Atualmente, é editor do maior portal brasileiro voltado a profissionais do setor, com base em São Paulo. O jornalista tem experiência em cobertura nacional e internacional de feiras, congressos e eventos, além de pautas de política e economia ligadas ao Turismo.