Turismo da África do Sul cresce 25% e celebra retomada no Brasil
Aumento das chegadas, fortalecimento da parceria com a SAA e retorno à feira de Gramado marcam nova fase

O Turismo da África do Sul comemora sua curva ascendente no mercado brasileiro. Em setembro de 2025, o destino registrou 45.803 chegadas de visitantes do País, um crescimento de 25,2% em relação ao mesmo mês no ano anterior. Para o diretor da TI Comunicações, representante do Turismo da África do Sul no Brasil, o resultado reforça a tendência de alta e consolida o país como uma das opções internacionais mais atraentes para o público brasileiro.
"A boa notícia vem acompanhada de um passo estratégico: a South African Airways (SAA) aumentará sua frequência de voos a partir de dezembro, o que deve impulsionar ainda mais o número de visitantes. Com esse incremento, vamos conseguir atingir novos patamares de chegadas ainda este ano e em 2026. Estamos juntos com a SAA para fazer com que esse voo se torne permanente”
Diogo Caldeira, diretor da TI Comunicações, representante do Turismo da África do Sul no Brasil
Cenário favorável e nova postura do viajante brasileiro
Na análisa da TI Comunicações, o aumento das viagens à África do Sul reflete não apenas o trabalho de promoção contínuo desenvolvido desde 2004, mas também uma mudança de comportamento entre os viajantes brasileiros.
"Cada vez mais pessoas buscam destinos além dos tradicionais Estados Unidos e Europa — seja pelas dificuldades de visto, pela alta do dólar e do euro ou por questões de acolhimento ao turista. Nesse contexto, a África do Sul surge como uma alternativa vantajosa: o real vale cerca de três vezes mais que o rand sul-africano, o que torna o destino altamente competitivo em custos de hospedagem, alimentação, passeios e compras", pondera Caldeira.

O executivo acrescenta que outro ponto que vem se destacando é o aumento expressivo de famílias viajando para a África do Sul. A combinação de infraestrutura de qualidade e atividades para todas as idades — dos safáris às praias, passando por atrações culturais e parques naturais — tem atraído cada vez mais esse perfil de viajante, que busca experiências completas e autênticas.
Os safáris seguem sendo como um dos principais pontos de atração do brasileiro na África do Sul, mas o Turismo do país tem o intuito de mostrar que sua oferta ainda conta com praias paradisíacas, montanhas, cidades vibrantes, história, cultura, gastronomia e vinícolas renomadas.
"Essa combinação tem conquistado os brasileiros e contribuído para o crescimento constante do destino ao longo de 2025", afirma Caldeira.
Presença estratégica no Festuris 2025
O retorno do Turismo da África do Sul ao Festuris de Gramado é uma demonstração do investimento da TI Comunicações.
“Nossa última participação ocorreu antes da pandemia, e voltar a estar presente em Gramado nos deixa extremamente contentes. Essa presença consolida ainda mais a ótima parceria que temos com a South African Airways”, afirma Diogo Caldeira.
O estande sul-africano deste ano foi o maior entre todas suas participações e reuniu parceiros estratégicos como o renomado lodge de safári Mala Mala, a rede hoteleira Sun International e a operadora local Grosvenor Tours. O Consulado da África do Sul também participa, reforçando a integração entre os setores público e privado.