Pedro Menezes   |   11/12/2025 16:29

EUA podem endurecer ainda mais regras para turistas e alterar Visa Waiver Program

País propõe transformações profundas na forma como monitora a entrada e saída de visitantes estrangeiros


Pexels
As propostas, no entanto, ainda não são regras definitivas, mas abrem um período de consulta pública até 9 de fevereiro de 2026
As propostas, no entanto, ainda não são regras definitivas, mas abrem um período de consulta pública até 9 de fevereiro de 2026

Os Estados Unidos podem em breve endurecer ainda mais os requisitos de entrada para turistas estrangeiros. Duas propostas divulgadas pelo Departamento de Segurança Interna (DHS) e pela Agência de Alfândega e Proteção de Fronteiras (CBP) preveem novos procedimentos biométricos, verificação digital ampliada e coleta de informações pessoais mais extensas, incluindo cinco anos de histórico de redes sociais.

As mudanças afetam viajantes que precisam preencher o Formulário I-94 e os visitantes de países isentos de visto que utilizam o Esta (Electronic System for Travel Authorization). As propostas, no entanto, ainda não são regras definitivas, mas abrem um período de consulta pública até 9 de fevereiro de 2026.

O que pode mudar?

Segundo os documentos publicados no Federal Register, o CBP propõe transformações profundas na forma como monitora a entrada e saída de visitantes estrangeiros:

  1. Selfie obrigatória para solicitar o Esta (não aplicável ao Brasil) - A agência quer exigir que todos os solicitantes (mesmo aqueles que usam intermediários, como agentes de viagens) façam o upload de uma selfie no aplicativo móvel do CBP.
  2. Esta só pelo celular - A versão web do ESTA seria eliminada. O CBP afirma que o modelo atual sofre com imagens de baixa qualidade e com golpes aplicados por sites não oficiais que cobram taxas indevidas.
  3. “Autoavaliação de saída” - O visitante poderá confirmar sua saída dos EUA enviando dados do passaporte; uma selfie ao vivo; ou geolocalização, tudo via aplicativo do CBP.
  4. Coleta ampliada de dados - A proposta expande os campos obrigatórios de informação, incluindo histórico de redes sociais dos últimos 5 anos; telefones e e-mails usados nos últimos 10 anos; endereços de IP recentes; dados biométricos, como impressões digitais, reconhecimento facial; e, futuramente, DNA e escaneamento de íris, quando viável.
  5. Alterações no Visa Waiver Program - Países podem ser adicionados ou removidos da lista. Recentemente, a Romênia perdeu o status de isenção, e novos ajustes são esperados.

O CBP afirma que as mudanças são necessárias para reduzir fraudes, melhorar a verificação de identidade e fechar brechas no monitoramento de entrada e saída dos EUA. “Nada mudou ainda. O objetivo é criar novas opções de política para manter o povo americano seguro”, disse o CBP em nota.

Com informações de NBC e USA Today.

Quer receber notícias como essa, além das mais lidas da semana e a Revista PANROTAS gratuitamente?
Entre em nosso grupo de WhatsApp.

Tópicos relacionados

Foto de Pedro Menezes

Conteúdos por

Pedro Menezes

Pedro Menezes tem 4613 conteúdos publicados no Portal PANROTAS. Confira!

Sobre o autor

Natural do Rio de Janeiro, Pedro Menezes é bacharel em Comunicação Social/Jornalismo e atua há 12 anos na imprensa especializada em Turismo. Atualmente, é editor do maior portal brasileiro voltado a profissionais do setor, com base em São Paulo. O jornalista tem experiência em cobertura nacional e internacional de feiras, congressos e eventos, além de pautas de política e economia ligadas ao Turismo.