Turismo registra aumento de contratações temporárias no verão
Aumento da demanda turística amplia oferta de vagas no setor de hospedagem

Com a chegada do verão, cresce a oferta de empregos temporários no setor de Turismo, ampliando as oportunidades de inserção no mercado de trabalho. A hotelaria concentra parte dessas contratações para atender ao aumento da demanda no período.
No Rio de Janeiro, o setor hoteleiro reúne cerca de 20 mil postos formais de trabalho na capital, de acordo com o relatório Panorama da Empregabilidade na Hotelaria, do Observatório do Trabalho Carioca, ligado à Secretaria Municipal de Trabalho e Renda. O número representa quase metade das 41,9 mil vagas registradas em todo o Estado.
Dados do levantamento indicam que aproximadamente 12% dos vínculos empregatícios na hotelaria são temporários. Esse modelo de contratação é utilizado para suprir necessidades em períodos de maior fluxo de turistas e durante a realização de eventos.
De acordo com o presidente do HotéisRIO, Alfredo Lopes, o setor responde por parte relevante da geração de empregos na cidade e atua na inserção de jovens no mercado de trabalho, incluindo pessoas com deficiência. Segundo ele, no verão, os hotéis concentram contratações temporárias em funções ligadas à cozinha e ao atendimento em restaurantes, como cumim, steward e garçom, além de camareiras e profissionais de recepção.
Ao longo do ano, ações voltadas à empregabilidade, como a feira Trabalha Rio Hotéis, promovida pelo HotéisRIO e pela ABIH-RJ em parceria com a Secretaria Municipal de Trabalho e Renda, reúnem candidatos para entrega de currículos e realização de entrevistas para vagas temporárias e permanentes.
Profissionais interessados em trabalhar na hotelaria também podem se cadastrar no banco de talentos do HotéisRIO, que pode ser acessado AQUI. A plataforma reúne currículos de candidatos com ou sem experiência e permite a consulta por equipes de recursos humanos dos hotéis associados.