Filip Calixto   |   27/01/2026 17:33

Uruguai apresenta ações de promoção turística em feira internacional

Parceria público-privada, enoturismo e Turismo esportivo marcaram a apresentação do país

PANROTAS / Da Redação
Pablo Menoni, ministro do Turismo do Uruguai
Pablo Menoni, ministro do Turismo do Uruguai

O Uruguai apresentou, durante a Fitur Madri, suas principais ações de promoção do destino, com destaque para a cooperação entre o poder público e o setor privado, a valorização da gastronomia e do enoturismo e o anúncio de uma futura comunicação voltada ao Turismo esportivo em Montevidéu.

O ministro de Turismo do Uruguai, Pablo Menoni, afirmou que a política turística do país é baseada na continuidade institucional e na atuação conjunta com o setor privado. Segundo ele, o Uruguai registra um dos maiores índices de turistas recorrentes per capita, resultado da estrutura do setor e da manutenção de políticas de Estado ao longo dos anos.

Durante a apresentação, Menoni agradeceu aos funcionários do Turismo e convidou o público e a imprensa a visitar o país e a região sul-americana, destacando a diversidade da oferta turística uruguaia, com opções para diferentes perfis de visitantes.

Um dos eixos do estande uruguaio foi a promoção da gastronomia e do enoturismo. Os visitantes participaram de uma degustação de vinhos e do chivito, prato tradicional da culinária uruguaia preparado com carne bovina.

A degustação incluiu vinhos elaborados com a uva Tannat, a mais cultivada no país. O sommelier Federico de Moura apresentou um rótulo da safra 2023 produzido em Pueblo Edén, no departamento de Maldonado, região que vem ampliando sua produção vitivinícola.

Quer receber notícias como essa, além das mais lidas da semana e a Revista PANROTAS gratuitamente?
Entre em nosso grupo de WhatsApp.

Tópicos relacionados

Foto de Filip Calixto

Conteúdos por

Filip Calixto

Filip Calixto tem 7655 conteúdos publicados no Portal PANROTAS. Confira!

Sobre o autor

Integrante da equipe PANROTAS desde 2019, atua na cobertura de Turismo com olhar tanto para as tendências do mercado quanto para histórias que movimentam o setor. Formado em Comunicação Social com ênfase em Jornalismo e também em Processos Fotográficos, formações que permitem colaborar de forma dupla com a redação - entre textos e imagens. Fora do trabalho, encontra inspiração no samba, no cinema, na literatura e nos esportes