Carnaval no Recife deve movimentar mais de R$ 2,7 bi, diz secretário de Turismo
Thiago Angelus destacou ações realizadas para fortalecer o Turismo no destino

RECIFE - Durante o Carnaval do Recife, que acontece nesta semana e na próxima na capital pernambucana, o secretário de Turismo e Lazer do Recife, Thiago Angelus, falou que o evento deve movimentar R$ 2,7 bilhões na cidade.
"Além disso, são esperados mais de 3,5 milhões de foliões no período. Desde o final do ano passado, Recife vem performando muito bem. Um artigo recente da Forbes apontou os dez destinos globais que serão tendência para o ano de 2026 e, da América do Sul, Recife aparece na primeira colocação. O estudo também analisou a avaliação das pessoas e, naturalmente, entre os pontos que elas destacavam, um era o Carnaval", conta o secretário.
Segundo ele, o evento tem uma grande importância para a cidade. "É um evento que tem relevância na geração de emprego, de renda. Estamos com ocupação hoteleira superior a 96% e isso vem sendo constante, mostra a força do Carnaval e a importância dele para dezenas de atividades econômicas" relata Angelus.
Ele também conta que o Airbnb divulgou uma previsão de 20% de crescimento na cidade no período de Carnaval, em relação ao mesmo período do ano passado.
"Concorre com a questão hoteleira, mas esse crescimento para a cidade como um todo é muito importante. A locação do imóvel traz mais pessoas, uma média de três, quatro pessoas por casa, que vêm para a nossa cidade", destaca.
Recife também está em destaque na compra de bilhetes rodoviários no Nordeste.
"E para fechar com chave de ouro todos esses dados, tem a questão da emissão de bilhetes aéreos internacionais. A média nacional ficou em 21%, enquanto a de Recife ficou em 49%", conta Angelus.
"As pessoas têm procurado a nossa cidade e temos um parque hoteleiro que está cada vez mais preparado. Nesta semana houve a inauguração Motto by Hilton aqui, é a primeira unidade do Brasil com essa bandeira".
Turismo cada vez mais profissional
O secretário de Turismo e Lazer do Recife conta que a cidade tem aprendido a fazer uma operação de Turismo cada vez mais profissional.
"E temos elementos diferentes de outros locais. O Carnaval é um deles e temos que colocá-lo sempre em evidência, pois atrai muito turista nesse período e vira a chave do Turismo de negócios para o de lazer. As pessoas que vêm para a cidade pra curtir a festa têm permanecido no destino por mais tempo", conta.
Ele também cita vários empreendimentos corporativos que chegam à cidade, como o novo espaço de eventos do shopping Rio Mar, assim como o do Mar Hotel. "O empreendedor está acreditando na cidade. Recife não é somente praia, Carnaval, tem cultura, tem gastronomia, tudo isso gera um peso e faz com que a gente tenha todos esses resultados favoráveis", afirma o secretário.
Segundo ele, a Secretaria de Turismo e a prefeitura também estão empenhadas na captação de voos.
"A gente teve o voo de Porto, que aumentou a frequência e está com ocupação de 85%. Na semana passada foi anunciada também a retomada do voo de Cabo Verde, com duas frequências semanais. Temos a Iberia voltando também, fazendo a operação para a Madri. Então, essa conectividade tem aumentado. Há os voos econômicos da JetSmart também, para a Argentina".
"A cidade está cada vez mais conectada. As companhias têm tomado a decisão de voar para cá, temos o hub da Azul, que é muito favorável. E o aeroporto do Recife quase bateu os dez milhões de passageiros em 2025", destaca Angelus.
Calendário de eventos forte na cidade
Outra frente de atuação do secretário é a formação de um calendário de eventos forte na cidade.
"O Réveillon, em pouco tempo, se consagrou aqui como um evento muito importante. Também temos dialogado muito com o Convention Bureau na atração de congressos, na realização de roadshows, temos percorrido vários países para vender a promoção de Recife", conclui Angelus.
O Portal PANROTAS viaja a convite da Prefeitura do Recife.