Madri recebe 9,1 milhões de turistas em 2025 e gasto total cresce 11,1%
Dados do INE indicam alta no número de visitantes e gasto médio recorde na região no ano passado

A cidade de Madri, capital da Espanha, recebeu mais de 9,1 milhões turistas em 2025, número 3,3% maior do que no ano anterior, segundo dados do INE (Instituto Nacional de Estatística). O balanço foi divulgado após o mês de janeiro, período em que ocorreu a Fitur, mês em que a atividade turística vira protagonista no destino.
Os Estados Unidos foram o principal país emissor de turistas para a região. Ao todo, 1,1 milhão de estadunidenses visitaram a capital espanhola em 2025, crescimento de 5,8% em relação a 2024. A projeção para 2026 é de nova alta, impulsionada por eventos esportivos internacionais previstos na cidade, como etapas da Fórmula 1 e partidas da NFL.
Na sequência aparecem França, com 756,2 mil visitantes, e Itália, com 703,6 mil. O México ocupa o quarto lugar, com 549,9 mil turistas, seguido pelo Reino Unido, com 462,4 mil viajantes. Os maiores crescimentos percentuais foram registrados entre turistas de Portugal (26,9%), além de Bélgica e países nórdicos, com aumento próximo de 16%.
Segundo análise publicada pelo portal El Mundo Gran Madrid, a ampliação da conectividade aérea tem alterado o perfil do Turismo na região. Desde 2023, a ligação direta com Doha estabelece uma rota regular com o Oriente Médio. Conexões com Tóquio e cidades da China reforçam o fluxo com a Ásia, enquanto a rota para Orlando amplia o acesso aos Estados Unidos além das áreas costeiras. Para 2026, estão previstas novas conexões diretas com Toronto, Filadélfia, Newark e Monterrey - além da conexão com Fortaleza, pela Iberia, que já foi inaugurada.
Os levantamentos Frontur e Egatur, do INE, mostram que o crescimento no número de turistas veio acompanhado de uma expansão mais acentuada do gasto. Em 2025, o gasto turístico total na Comunidade de Madri aumentou 11,1%, alcançando 17,8 bilhões de euros. Foi a única comunidade autônoma da Espanha a registrar crescimento em dois dígitos, enquanto a média nacional ficou em 6,8%.
O gasto médio por visitante chegou a 1,9 mil euros, o mais alto daquele país. O resultado está associado ao peso das rotas de longa distância, que representam sete das dez principais origens internacionais do Turismo madrilenho. A duração média das estadias também cresceu, passando de 5,96 para 6,44 noites, contribuindo para o aumento do gasto total.
Fora da capital, quase 1 milhão de turistas estrangeiros se hospedaram em outros municípios da Comunidade de Madri, alta de 10,8% em relação ao ano anterior, gerando 2,5 milhões de pernoites. Em 18 municípios, o Turismo já representa mais de 10% dos empregos locais. No conjunto da região, o gasto turístico se aproxima de 9% do PIB (Produto Interno Bruto) da região.