Monte Verde (MG) cobrará taxa de preservação ambiental a partir de julho
Veículos que entrarem no local estarão sujeitos à cobrança da taxa, que será feita de forma digital

Monte Verde, em Minas Gerais, anunciou que passará a cobrar, a partir de 1º de julho deste ano, a Taxa de Preservação Ambiental (TPA), uma contribuição destinada à proteção do meio ambiente e à melhoria da infraestrutura do distrito localizado em Camanducaia.
Os veículos que entrarem no local estarão sujeitos à cobrança da taxa, que será calculada com base no tempo de permanência no destino. Para realizar o controle, a administração local adotará um sistema de leitura automática de placas chamado Freeflow, que registrará as entradas e determinará o valor a ser pago.
Segundo a prefeitura de Camanducaia, toda a arrecadação será destinada a projetos de preservação ambiental e melhorias da infraestrutura da região.
Vale destacar que os motoristas que visitarem Monte Verde não precisarão efetuar o pagamento da taxa no momento da chegada. A cobrança será realizada posteriormente, por meio digital, após o registro automático da entrada do veículo no distrito.
Para isso, o sistema armazenará dados como placa, categoria do automóvel, data e horário de acesso, tempo de permanência e possíveis condições de isenção.
Visitantes que possuem um veículo licenciado em Camanducaia, Extrema, Itapeva ou Cambuí têm isenção automática. Trabalhadores, proprietários de imóveis e residentes com placas de outras cidades também têm direito à isenção, bastando realizar um cadastro prévio no portal da taxa de preservação ambiental de Monte Verde.
Para acessar o decreto que estabelece a cobrança da taxa, clique aqui. E para saber mais informações e detalhes sobre a taxa e valores cobrados, acesse este link.