Barcelona fixa teto de 16 milhões de turistas por ano para conter Turismo em massa
Cidade quer preservar a qualidade de vida dos moradores sem deixar de receber visitantes

Barcelona decidiu colocar um freio no crescimento do Turismo. A capital da Catalunha, na Espanha, estabeleceu um limite de aproximadamente 16 milhões de visitantes por ano, número próximo ao registrado em 2025, e anunciou uma série de medidas para reduzir os impactos da atividade sobre a vida dos moradores.
A nova estratégia foi detalhada por José Antonio Donaire, comissário de Turismo Sustentável da cidade, em entrevista ao The New York Times.
A proposta não prevê o fechamento da cidade aos turistas, mas sim o fim do crescimento contínuo da demanda. O objetivo é manter o atual volume de visitantes e mudar o perfil do Turismo, ampliando a participação de segmentos como negócios e cultura, em detrimento do turismo exclusivamente de lazer.
Segundo Donaire, a decisão é uma resposta aos efeitos do Turismo de massa sobre a cidade. Entre os principais problemas apontados estão o aumento dos preços dos aluguéis, a redução da oferta de moradias para residentes, a pressão sobre o transporte público e a transformação de bairros históricos em áreas voltadas quase exclusivamente aos visitantes.
Um dos exemplos citados é o tradicional mercado de La Boqueria. Frequentado durante décadas pelos moradores para a compra de alimentos frescos, o espaço passou a concentrar estabelecimentos voltados ao consumo rápido de turistas, levando parte da população local a deixar de frequentá-lo.
Como parte da nova política, Barcelona pretende restringir ainda mais as hospedagens de aluguel por temporada, manter o controle sobre a abertura de novos hotéis e desestimular os cruzeiros que permanecem na cidade por apenas algumas horas, modalidade considerada de baixo retorno econômico e alto impacto sobre a infraestrutura urbana.
A cidade também continuará utilizando a arrecadação do imposto turístico para financiar serviços públicos e projetos de recuperação de bairros e do comércio tradicional. A intenção é garantir que o Turismo siga sendo uma atividade econômica relevante, mas sem comprometer a qualidade de vida dos moradores.
Ao The New York Times, Donaire resumiu a mudança de estratégia afirmando que Barcelona não quer mais aumentar o número de visitantes, mas sim administrar de forma mais sustentável o fluxo turístico. A cidade seguirá recebendo turistas, porém dentro do limite que considera compatível com sua capacidade.