Beatriz Contelli   |   15/07/2025 09:53

Ministério do Turismo lança Guia do Afroturismo no Brasil

Publicação reúne roteiros e experiências afrocentradas em todas as regiões do País


Reprodução/MTur
Terreiro de Candomblé Alarokê - Sergipe
Terreiro de Candomblé Alarokê - Sergipe

O Ministro do Turismo, Celso Sabino, lançou oficialmente, o Guia do Afroturismo no Brasil – Roteiros e Experiências da Cultura Afro-Brasileira. A iniciativa pretende fortalecer o reconhecimento, a valorização e a promoção do patrimônio cultural afro-brasileiro por meio do Turismo.

O documento, desenvolvido no âmbito do Projeto de Cooperação vigente com a Unesco, é resultado de um processo de escuta, levantamento de dados e articulação com afroempreendedores e comunidades tradicionais de todo o País. Acesse aqui o Guia.

A publicação traz um diagnóstico sobre o Afroturismo no Brasil, mapeando experiências e serviços turísticos protagonizados por pessoas negras, além de identificar boas práticas nacionais e internacionais e subsidiar políticas públicas voltadas ao setor.

“O Afroturismo é uma ferramenta potente para ampliar oportunidades econômicas e celebrar a contribuição essencial da população negra para a nossa identidade nacional. Este guia é um marco para que mais brasileiros e visitantes estrangeiros possam vivenciar, conhecer essa riqueza cultural que molda a história do nosso País”, destacou o ministro Celso Sabino durante o lançamento.

Além do ministro, representando a ministra da Igualdade Racial, Anielle Francisco Da Silva, estava presenta na cerimônia, a ministra em exercício da pasta, Roberta Eugênio, que destacou a importância da publicação.

“O lançamento deste Guia é um passo fundamental para reconhecer e valorizar as contribuições históricas, culturais e econômicas da população negra no Brasil. O afroturismo é uma estratégia concreta de combate ao racismo estrutural, pois gera renda, fortalece identidades e promove o protagonismo negro em todas as regiões do País. É sobre justiça, memória e oportunidades reais para o nosso povo”, afirmou.

O segmento é uma das prioridades da atual gestão do Ministério do Turismo, por meio do Programa Rotas Negras, instituído pelo Decreto nº 12.277/2024, que visa fomentar o Afroturismo, fortalecer comunidades negras e posicionar a cultura afro-brasileira no cenário turístico nacional e internacional.

Para a elaboração do Guia foi aberto um formulário público onde empreendedores(as) negros(as), comunidades tradicionais e gestores puderam indicar experiências em seus territórios. A curadoria resultou na seleção de 43 iniciativas afrocentradas, com critérios como: presença no Mapa do Turismo Brasileiro, atuação de afroempreendedores e regularidade no Cadastur.

Quer receber notícias como essa, além das mais lidas da semana e a Revista PANROTAS gratuitamente?
Entre em nosso grupo de WhatsApp.

Tópicos relacionados